Presidente defendeu o Pé-de-Meia durante a cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, ontem (10); Premiação reconhece esforços de estados e municípios para garantir alfabetização

Criança alfabetizada: compromisso de Lula com o futuro do Brasil
O presidente Lula participou, nesta segunda-feira (10), em Brasília, da cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, premiação que reconhece os esforços de estados e municípios para garantir que os jovens brasileiros sejam alfabetizados na idade correta. As homenagens fazem parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa do governo federal lançado em 2023.
Em discurso, Lula reforçou seu compromisso com os investimentos em educação e com o desenvolvimento do Brasil. O petista defendeu o Pé-de-Meia, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para combater a evasão no ensino médio. “Enquanto eu for presidente da República, não vai faltar recurso para a gente recuperar a educação desse país”, garantiu, sob os aplausos de estudantes e professores.
“Se a gente não garantir para essas crianças o bom direito de comer uma comida de qualidade, se a gente não tratar essas crianças com amor e com muito respeito, elas não vão aprender, porque […] quando ela volta para casa, ela tem acesso à realidade […] ela, às vezes, não tem o que jantar. Então, é preciso a gente cuidar disso”, pontuou Lula.
“Se a gente quiser resolver o problema da educação, a gente não cuida apenas na sala de aula, a gente cuida da casa que essa criança, ou melhor, da barriga […] até essa criança chegar na escola. Porque a vida na periferia, a vida nos sertões desse país, é muito complicada”, completou.
Política pública de baixo para cima
Presente à cerimônia, o ministro da Educação, Camilo Santana, elogiou o trabalho dos educadores para que as crianças sejam alfabetizadas no momento certo e enfatizou a importância dos investimentos e dos programas federais, a exemplo do Pé-de-Meia.
“Nós não acreditamos em política pública que seja de cima para baixo. Nós acreditamos em política pública, efetiva, de resultado, se ela for construída de baixo para cima, ouvindo as realidades de cada região, ouvindo as realidades dos municípios”, descreveu Camilo.
O ministro também assegurou que o governo Lula não vai “deixar ninguém para trás” e pediu a prefeitos e governadores que continuem a manter a educação como prioridade, mesmo que os resultados venham a aparecer apenas mais adiante. “Porque só a educação constrói um futuro melhor, de oportunidades”, argumentou.
“E todo mundo sabe: quando uma criança não aprende a ler e a escrever ao final do segundo ano, compromete todos os anos escolares dessa criança. Aumenta a distorção idade/série, aumenta a reprovação, aumenta o abandono e a gente chega no ensino médio com quase meio milhão de jovens abandonando a escola. Nós não queremos deixar nenhuma criança e nenhum jovem para trás nesse país”, destacou Camilo.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
STF declara inconstitucional lei que criou homeschooling no DF
Primeira Turma do STF manteve decisão que declarou inconstitucionalidade da lei distrital que criou ensino domiciliar (homeschooling) no DF A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a lei que instituiu o ensino domiciliar (homeschooling, em inglês) no Distrito Federal. Por unanimidade dos votos, os ministros do colegiado seguiram Flávio Dino na validação…
Gonet denuncia Juscelino Filho por desvio de emendas
Ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho é deputado federal licenciado e foi denunciado pela PGR ao STF A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (8/4) o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, por suposto desvio de emendas. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se aceita ou não a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet,…
Brasil ganha várias posições no ranking global de produção industrial após a posse de Lula
Segundo levantamento, o Brasil conquistou a 25ª posição em ranking mundial da indústria, subindo 20 posições entre 2023 e 2024 247 – Em 2024, a indústria brasileira de transformação registrou um avanço significativo, conquistando a 25ª colocação em um ranking global de desempenho, o melhor resultado desde 2019. O crescimento de 3,2% no ano passado superou a…