youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Assista ao vídeo e leia a íntegra da manifestação da presidenta do PT para festejar os 45 anos da legenda

“O mais importante é renovar nosso compromisso com a classe trabalhadora e com o povo brasileiro”, afirma Gleisi

Leia a íntegra da manifestação da presidenta:

Olá, companheiras e companheiros,

Hoje, 10 de fevereiro, é aniversário do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.

São 45 anos de luta, resistência e conquistas que mudaram a história do Brasil e a vida de milhões de pessoas em nosso país.

Temos muito que celebrar neste dia e o mais importante é renovar nosso compromisso com a classe trabalhadora e com o povo brasileiro.

O PT nasceu para dar voz e vez à imensa maioria que, ao longo da história, foi excluída das decisões políticas e da riqueza do país.

Riqueza que foi e é construída pelas mãos de homens e mulheres da classe trabalhadora, da cidade e do campo, pelas mãos do povo explorado e oprimido.

O PT nasceu no chão das fábricas, nas lidas nos campos, nas ruas dos bairros e nos bancos das escolas, para lutar contra a ditadura e para defender o direito de greve, a liberdade de organização e de manifestação.

Começamos a mudar as práticas políticas pela organização nos núcleos de base, que não estavam da tradição do país.

Invertemos a lógica das decisões de cima para baixo desde as primeiras prefeituras, criando o orçamento participativo e outras instâncias de intervenção popular.

Levamos para a Constituinte a voz e a pauta da classe trabalhadora e dos movimentos sociais.

Provamos que um presidente nascido do povo e forjado nas lutas dos trabalhadores era e ainda é capaz de governar este país melhor do que nunca havia sido antes.

Nosso compromisso com a democracia sempre se expressou, de maneira concreta, na luta por melhores salários e geração de empregos, pela reforma agrária, pelo direito à saúde, educação, moradia, segurança pública, à cultura e à vida com dignidade.

Contra a fome, a pobreza, a desigualdade e todas as faces da discriminação em nosso país, que atingem a população negra, as mulheres, os indígenas, as pessoas LGBT+.

Por isso, nossos governos têm a marca das grandes transformações, que estão vivas na memória e no coração do povo brasileiro.

E foi por isso que conseguimos vencer, nos anos recentes, a mais violenta campanha de destruição contra um partido político e sua maior liderança já vista em toda a história.

E não teríamos vencido sem a resistência e a coragem de nossa extraordinária militância, que é a alma viva do PT.

Chegamos aos 45 anos com a responsabilidade de governar o Brasil mais uma vez, numa eleição em aliança com amplos setores democráticos e sob a liderança do presidente Lula.

Nossa missão é transformar o presente, numa sociedade que mudou bastante desde a criação do PT: no mundo do trabalho, nas formas e meios de comunicação e disputa política, entre outras.

O que não mudou foi o nosso compromisso com a transformação, rumo ao socialismo numa sociedade democrática. Temos de buscar respostas para as novas realidades, mantendo de pé os valores que nos trouxeram até aqui.

Nossa responsabilidade hoje é ainda maior, porque temos de reconstruir um país devastado pelo neoliberalismo privatista e excludente, que trouxe de volta a fome, o desemprego e a pobreza; que mandou o povo pra fila do osso.

Devastado por um desgoverno que levou a dor e a morte às famílias de 700 mil pessoas abandonadas criminosamente durante a pandemia.

E que tramou um golpe de estado, com a cumplicidade de militares desonrados e pessoas muito ricas, planejando até assassinar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, para continuarem no poder.

Essa gente de extrema-direita segue ativa com suas mentiras e ameaças, seu projeto de medo e terror. E também seguem ativos os poderosos que não querem ver o país crescendo, gerando empregos, distribuindo renda e fazendo justiça tributária.

Só que o PT foi criado exatamente para enfrentar o vento contrário, a desigualdade e a injustiça. E é isso que o presidente Lula está fazendo mais uma vez, com nossa participação e nosso apoio.

45 anos não são 45 dias. O PT aprendeu muito e cresceu com o povo brasileiro nessa trajetória. Vamos seguir juntos, cada vez mais, para transformar o presente e construir um futuro melhor.

Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • CCJ aprova projeto que torna circunstância agravante fazer queimada em período de seca

    CCJ aprova projeto que torna circunstância agravante fazer queimada em período de seca

    Os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram parecer de admissibilidade ao PL nº 1303/2024, do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (11). A proposta altera a lei nº 41/ 1989, que dispõe sobre a Política Ambiental do Distrito Federal para incluir circunstâncias agravantes específicas relacionadas…


  • CCJ aprova projeto que transforma parcelas remuneratórias de planos econômicos em vantagem pessoal

    CCJ aprova projeto que transforma parcelas remuneratórias de planos econômicos em vantagem pessoal

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou parecer de admissibilidade para o PL nº 1111/2024, de autoria do Executivo, durante reunião realizada na manhã desta terça (11). A proposta transforma as parcelas remuneratórias relativas ao Plano Bresser (26,06%), Plano Verão/URP-89 (26,05%) e Planos Bresser/Verão (58,90%), individuais ou cumulativas, percebidas por empregados públicos e servidores…


  • Robério Negreiros assume liderança do Bloco União Democrático

    Robério Negreiros assume liderança do Bloco União Democrático

    Foi publicada no Diário da Câmara Legislativa desta terça-feira (11) a designação do deputado Robério Negreiros (PSD) como líder do Bloco União Democrático. A vice-líderança será ocupada por Jorge Vianna (PSD). Também integram o colegiado os distritais Eduardo Pedrosa (União), Martins Machado (Republicanos) e Rogério Morro da Cruz (PRD).     De acordo com o regimento…


Os comentários estão desativados.