
Uma nova onda de calor deve elevar as temperaturas no Brasil, com máximas acima dos 40°C e sensação térmica podendo superar os 50°C em diversas regiões, principalmente no Sul e Sudeste, de acordo com o site de meteorologia MetSul.
Esta terça-feira (11) pode ser o dia mais quente desta onda, com cidades do Rio Grande do Sul registrando temperaturas entre 40°C e 43°C. No Paraná e em Santa Catarina, o calor também será intenso. No Sul, a onda de calor deve perder força na quarta-feira (12), quando uma frente fria começa a avançar.
Em algumas localidades, a sensação térmica pode ultrapassar os 50°C. O MetSul destaca que suas medições são feitas em áreas verdes, distantes dos centros urbanos, onde o calor tende a ser ainda mais extremo. Assim, mesmo que a previsão aponte máximas de 43°C, a percepção térmica pode ser ainda mais alta e perigosa.
No Sudeste, o calor aumenta a partir de quarta-feira (12). Em São Paulo, as temperaturas devem oscilar entre 33°C e 35°C na terça-feira e podem atingir entre 34°C e 35°C na quinta-feira. No Rio de Janeiro, a previsão indica máximas próximas ou até superiores a 40°C nos próximos dias.

Chuvas
Com o aumento das temperaturas, há previsão de temporais. O MetSul explica que o calor excessivo favorece a chamada “convecção profunda”, em que o ar quente sobe e dá lugar ao ar frio de altitudes mais elevadas, intensificando a formação de nuvens carregadas.
As chuvas podem ser fortes e acompanhadas de ventania e granizo, mas devem durar pouco tempo. Os temporais mais intensos são esperados no Sudeste, especialmente em Minas Gerais e São Paulo, além de áreas do Sul do país.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
61 anos do golpe de 64: “impunidade é prenúncio de novo golpe”, alerta Marcelo Uchôa
Advogado e conselheiro da Comissão de Anistia condena autoanistia e defende punição aos responsáveis pelos ataques de 1964 e 2023 Ao relembrar os 61 anos do golpe militar de 1964, o advogado Marcelo Uchôa, conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos, publicou um alerta contundente nas redes sociais. Em sua mensagem, ele…
‘Volta por cima’: Lula prepara evento para divulgar ações do governo
A solenidade faz parte da nova estratégia de comunicação do governo Lula O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promove nesta quinta-feira (3) um evento de balanço dos dois primeiros anos de seu terceiro mandato, informa o g1. A cerimônia foi batizada de “O Brasil Dando a Volta por Cima” e será realizada no Centro…
Com generais réus por golpe, Brasil, enfim, pode enterrar cadáver de 1964
Quando o STF aceitou a denúncia contra três generais e um almirante por articular a tentativa de golpe de 2022, ele ajudou a colocar um fim no 31 de março de 1964, dia que durou mais do que os 21 anos da ditadura. Pois a impunidade dos artífices, comandantes e torturadores daquele golpe ajudou a semear…