A fala do senador ocorreu durante uma sessão no Congresso, nessa segunda-feira (9/12). Ele também afirmou que o projeto tem uma “pitada do ministro Rui Costa”
Senador Izalci (PL-DF) em plenário – (crédito: William Santana)
O senador Izalci Lucas (PL-DF) criticou, durante uma sessão não deliberativa no Senado Federal, o Projeto de Lei (PL) 4.614/2024, que pretende alterar o cálculo de reajuste do Fundo Constitucional (FCDF).
De acordo com ele, a “conversa de que não vai ter perda, de que não tem prejuízo nenhum demonstra realmente a falta de sensibilidade e de conhecimento de quem lida com essa área”.
“Eu mesmo, quando votamos essa matéria aqui do arcabouço fiscal, em 2023, fiz um cálculo muito simples. Hoje, se corrigido pelo IPCA, o DF estaria recebendo, em 2024, R$ 12 bilhões”, calculou. “Na prática, hoje a gente recebe R$ 24 bilhões, ou seja, haveria 50% de perda do Fundo Constitucional”, acrescentou o senador.
Izalci também disse acreditar que o projeto, enviado pelo governo federal à Câmara dos Deputados, tem “uma pitada” do Ministro da Casa Civil, Rui Costa. “Ele detesta e não conhece Brasília”, afirmou. “Eles (governo federal) não respeitam o Congresso. Votamos aqui, em 2023, no arcabouço fiscal, a retirada do FCDF, e eles não tiveram o cuidado sequer de conhecer o que é o fundo”, lamentou.
O senador argumentou que é preciso entender que o DF é a capital de todos os brasileiros. “A equipe econômica precisa entender isso. A gente precisa recomendar aos ministros, principalmente àqueles que têm poder maior de decisão, como o da Fazenda e da Casa Civil”, alertou.
Mesmo assim, o parlamentar disse acreditar que a Câmara dos Deputados vai rejeitar a proposta de corte do FCDF. “Os partidos estão tomando posição. Tanto o PL, quanto o União Brasil, o Republicanos e também o MDB tiveram uma posição favorável ao Fundo Constitucional”, comentou. “Então, espero que o governo federal retire, até mesmo antes de votar, para não ficar muito chato para eles”, opinou o senador.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…
Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…
Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…