youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Foto: Wikimedia Commons

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apresentou um novo plano e voltou a defender um fim diplomático para a guerra contra a Ucrânia nesta segunda passada(9). O mandatário sugeriu que tropas estrangeiras sejam enviadas ao seu território até que se junte à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar chefiada pelos Estados Unidos.

O líder ucraniano já havia sugerido que a Otan convidasse o país apenas de forma parcial, mas a proposta foi ignorada pelo grupo. A organização defendeu manter o plano de enviar armamentos ao seu Exército e cobrou a mobilização de mais soldados, reduzindo a idade mínima de convocação para a guerra de 25 anos para 18 anos.

As duas sugestões de Zelensky foram vistas pela Otan como uma forma de arrastar o grupo de vez para o conflito e poderiam ser vistas por Vladimir Putin, presidente da Rússia, como uma declaração de guerra.

A nova ideia de Zelensky surgiu em meio a uma coletiva de imprensa ao lado de Friedrich Merz, líder da oposição alemã e favorito para suceder o chanceler Olaf Scholz no país. “A Ucrânia quer que essa guerra acabe mais do que ninguém. Sem dúvida, uma solução diplomática salvaria mais vida”, afirmou o ucraniano.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: Ramil Sitdikov/AFP

O mandatário se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, recentemente. O republicano pediu um cessar-fogo imediato e defendeu negociações para “acabar com a loucura” da guerra.

Zelensky sinalizou recentemente que está disposto a abrir mão de territórios para garantir um cessar-fogo, mesmo que de forma temporária. Putin afirmou que só vai interromper a guerra se Kiev ceder as quatro regiões que a Rússia declarou como suas, se comprometer com a neutralidade e se desarmar.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal

    Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal

    Dados servem para orientar ações de combate ao mosquito e indicar áreas de maior infestação O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 teve início nesta segunda-feira (20) em todo o Distrito Federal. Realizada de forma amostral, a pesquisa tem o objetivo de identificar os níveis de infestação do mosquito transmissor da…


  • GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    Criado em 2019, o benefício é destinado para estudantes de 4 a 17 anos matriculados na rede pública do DF, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, divulgou nesta terça-feira (21/01), por meio de suas redes sociais, que espera, neste ano, atender cerca de 200 mil estudantes com o  Cartão…


  • Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Costa Filho prevê economicidade e fortalecimento da aviação regional O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu (PR), que o governo não acredita que haverá aumento no preço das passagens aéreas se for confirmada a fusão entre as companhias Azul e Gol. A fusão está sendo…


Os comentários estão desativados.