O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apresentou um novo plano e voltou a defender um fim diplomático para a guerra contra a Ucrânia nesta segunda passada(9). O mandatário sugeriu que tropas estrangeiras sejam enviadas ao seu território até que se junte à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar chefiada pelos Estados Unidos.
O líder ucraniano já havia sugerido que a Otan convidasse o país apenas de forma parcial, mas a proposta foi ignorada pelo grupo. A organização defendeu manter o plano de enviar armamentos ao seu Exército e cobrou a mobilização de mais soldados, reduzindo a idade mínima de convocação para a guerra de 25 anos para 18 anos.
As duas sugestões de Zelensky foram vistas pela Otan como uma forma de arrastar o grupo de vez para o conflito e poderiam ser vistas por Vladimir Putin, presidente da Rússia, como uma declaração de guerra.
A nova ideia de Zelensky surgiu em meio a uma coletiva de imprensa ao lado de Friedrich Merz, líder da oposição alemã e favorito para suceder o chanceler Olaf Scholz no país. “A Ucrânia quer que essa guerra acabe mais do que ninguém. Sem dúvida, uma solução diplomática salvaria mais vida”, afirmou o ucraniano.
O mandatário se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, recentemente. O republicano pediu um cessar-fogo imediato e defendeu negociações para “acabar com a loucura” da guerra.
Zelensky sinalizou recentemente que está disposto a abrir mão de territórios para garantir um cessar-fogo, mesmo que de forma temporária. Putin afirmou que só vai interromper a guerra se Kiev ceder as quatro regiões que a Rússia declarou como suas, se comprometer com a neutralidade e se desarmar.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Corte do Fundo Constitucional: “Falta de conhecimento”, critica Izalci
A fala do senador ocorreu durante uma sessão no Congresso, nessa segunda-feira (9/12). Ele também afirmou que o projeto tem uma “pitada do ministro Rui Costa” Senador Izalci (PL-DF) em plenário – (crédito: William Santana) O senador Izalci Lucas (PL-DF) criticou, durante uma sessão não deliberativa no Senado Federal, o Projeto de Lei (PL) 4.614/2024,…
‘Projeto que amplia isenção do IR está pronto e seguirá para o Congresso ainda este ano’, diz secretário-executivo da Fazenda
“É proposta da Fazenda, a gente que levantou esse projeto, estudando quais as formas de viabilizar os R$ 5 mil com compensação”, disse Dario Durigan O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta terça-feira (10) que o projeto de reforma do Imposto de Renda (IR), que pretende aumentar a faixa de isenção para…
Petistas condenam pessimismo do mercado e reforçam luta contra cortes sociais
Parlamentares do PT acusaram o mercado financeiro de tentar chantagear o governo ao pressionar por cortes nas áreas sociais, através da especulação com a alta do dólar Bruno Spada / Câmara Na Câmara, petistas reiteram que o país segue no rumo certo, com geração de emprego e renda Parlamentares da Bancada do PT desmascararam no…