O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apresentou um novo plano e voltou a defender um fim diplomático para a guerra contra a Ucrânia nesta segunda passada(9). O mandatário sugeriu que tropas estrangeiras sejam enviadas ao seu território até que se junte à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar chefiada pelos Estados Unidos.
O líder ucraniano já havia sugerido que a Otan convidasse o país apenas de forma parcial, mas a proposta foi ignorada pelo grupo. A organização defendeu manter o plano de enviar armamentos ao seu Exército e cobrou a mobilização de mais soldados, reduzindo a idade mínima de convocação para a guerra de 25 anos para 18 anos.
As duas sugestões de Zelensky foram vistas pela Otan como uma forma de arrastar o grupo de vez para o conflito e poderiam ser vistas por Vladimir Putin, presidente da Rússia, como uma declaração de guerra.
A nova ideia de Zelensky surgiu em meio a uma coletiva de imprensa ao lado de Friedrich Merz, líder da oposição alemã e favorito para suceder o chanceler Olaf Scholz no país. “A Ucrânia quer que essa guerra acabe mais do que ninguém. Sem dúvida, uma solução diplomática salvaria mais vida”, afirmou o ucraniano.
O mandatário se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, recentemente. O republicano pediu um cessar-fogo imediato e defendeu negociações para “acabar com a loucura” da guerra.
Zelensky sinalizou recentemente que está disposto a abrir mão de territórios para garantir um cessar-fogo, mesmo que de forma temporária. Putin afirmou que só vai interromper a guerra se Kiev ceder as quatro regiões que a Rússia declarou como suas, se comprometer com a neutralidade e se desarmar.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal
Dados servem para orientar ações de combate ao mosquito e indicar áreas de maior infestação O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 teve início nesta segunda-feira (20) em todo o Distrito Federal. Realizada de forma amostral, a pesquisa tem o objetivo de identificar os níveis de infestação do mosquito transmissor da…
GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025
Criado em 2019, o benefício é destinado para estudantes de 4 a 17 anos matriculados na rede pública do DF, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, divulgou nesta terça-feira (21/01), por meio de suas redes sociais, que espera, neste ano, atender cerca de 200 mil estudantes com o Cartão…
Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro
Costa Filho prevê economicidade e fortalecimento da aviação regional O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu (PR), que o governo não acredita que haverá aumento no preço das passagens aéreas se for confirmada a fusão entre as companhias Azul e Gol. A fusão está sendo…