youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Diretrizes do GT envolvem a realização de um amplo diagnóstico da cadeia, abordando aspectos técnicos, econômicos e sociais, com objetivo de identificar desafios e limitações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) voltado para fortalecer a Cadeia Nacional de Leite no país. Este movimento, liderado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), busca traçar estratégias para impulsionar uma das atividades econômicas fundamentais do Brasil.

As diretrizes do GT envolvem a realização de um amplo diagnóstico da cadeia produtiva do leite, abordando aspectos técnicos, econômicos e sociais, com o objetivo de identificar desafios e limitações que possam afetar a eficiência, resiliência e sustentabilidade do setor.

Entre os principais focos de atuação estão medidas para promover a estruturação produtiva, o acesso à tecnologia e à mecanização, além do melhoramento genético do gado leiteiro. O grupo buscará estratégias para aumentar a produtividade e competitividade, reduzir os custos de produção e fortalecer os instrumentos de comercialização do leite.

Além disso, a iniciativa visa promover o cooperativismo e a agroindustrialização, especialmente incentivando a participação da agricultura familiar na cadeia produtiva do leite. A simplificação dos processos para inclusão sanitária e a ampliação do acesso aos mercados da agroindústria familiar também estão entre as metas.

O Grupo de Trabalho será composto por representantes de seis ministérios, incluindo Casa Civil, Agricultura, Desenvolvimento Social, Indústria e Comércio, Fazenda, Saúde, e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As reuniões ocorrerão mensalmente ou conforme convocação, ao longo de um período de 180 dias, a partir do primeiro encontro.

É importante ressaltar que o GT terá a possibilidade de convidar especialistas, representantes de órgãos públicos e privados, bem como da sociedade civil, para contribuir tecnicamente ou participar das reuniões. A participação no grupo será considerada como prestação de serviço público relevante, sem remuneração.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.