A principal tarefa da nova comunidade policial é manter a coordenação das forças de segurança pública dos países participantes
O Brasil, representado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ratificou, nesta quinta-feira (9), o Tratado de Constituição da Comunidade de Polícias da América (Ameripol).
Um total de 13 países da América do Sul, Central e do Caribe ratificou na sede do Ministério da Justiça o tratado da Ameripol, que será um instrumento para a luta conjunta contra o crime organizado transnacional, disse o Ministério das Relações Exteriores.
A Ameripol está em operação desde 2007, porém carecia de um estatuto jurídico formal, o qual agora se concretiza com a instituição do “Tratado de Brasília”.
A Ameripol foi fundada por Argentina, Bolívia, Brasil, Haiti, República Dominicana, Colômbia, Honduras, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Uruguai, Chile e Equador.
A principal tarefa da nova comunidade policial é manter a coordenação das forças de segurança pública dos países participantes na prevenção, investigação e combate aos crimes transnacionais, conforme o texto do tratado. A organização facilitará a cooperação policial internacional por meio da troca de informações, consultas e investigações conjuntas, com sede na capital da Colômbia, Bogotá.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604