youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


De acordo com o Itamaraty, o grupo já está no posto da fronteira de Rafah desde as 7h, no horário local (2h horário de Brasília)

Imagem de satélite, cortesia da Maxar Technologies, mostra uma visão geral da passagem da fronteira de Rafah entre o Egito e a Faixa de Gaza. Brasileiros e outros estrangeiros aguardam abertura da fronteira para deixarem Gaza -  (crédito: AFP PHOTO / Satellite image ©2023 Maxar Technologies)

Imagem de satélite, cortesia da Maxar Technologies, mostra uma visão geral da passagem da fronteira de Rafah entre o Egito e a Faixa de Gaza. Brasileiros e outros estrangeiros aguardam abertura da fronteira para deixarem Gaza – (crédito: AFP PHOTO / Satellite image ©2023 Maxar Technologies)

O grupo de brasileiros e familiares que aguardava liberação para deixar a Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito recebeu, nesta sexta-feira (10/11), autorização de deixar o local para serem repatriados ao Brasil.

A saída é uma conquista diplomática para o Brasil, que tenta retirar os brasileiros desde o início do conflito entre Israel e o grupo radical Hamas, em 7 de outubro, quando os extremistas atacaram o território israelense e deixaram 1,4 mil mortos. A contraofensiva de Israel já deixou mais de 10,8 mil mortos.

De acordo com o Itamaraty, o grupo já está no posto da fronteira de Rafah desde as 2h da manhã (horário de Brasília; 7h da manhã horário local). Os brasileiros e familiares esperam a “chamada para os trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação para o Brasil”.

Ainda segundo a pasta, a inclusão dos brasileiros na lista desta sexta foi informada ao ministro Mauro Vieira na tarde de quinta (9/11), em um telefonema feito pelo chanceler de Israel, Eli Cohen.

A lista conta com 33 pessoas — mas, segundo a CNN, uma pessoa foi adicionada em nova lista. Além do Brasil, cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Romênia, Indonésia, Polônia, Rússia, Índia, Albânia, China, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia e Malásia também sairão de Gaza.

Ao entrarem em território egípcio, os estrangeiros serão avaliados por socorristas, que esperam o grupo. Caso precisem de atendimento, um hospital de campanha foi construído perto do local.  

Volta ao Brasil

Os brasileiros voltarão ao Brasil no avião presidencial, destinado a viagens do presidente da República. A aeronave aguarda a liberação do grupo no aeroporto de Cairo, no Egito, desde 18 de outubro. O voo do grupo será acompanhado por uma média oficial da Aeronáutica.

Dezenas de ambulâncias aguardam a entrada de estrangeiras na fronteira entre Egito e Gaza. Governo receberá brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades e oferecerá atendimento médico antes de seguirem para repatriação

Dezenas de ambulâncias aguardam a entrada de estrangeiras na fronteira entre Egito e Gaza. Governo receberá brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades e oferecerá atendimento médico antes de seguirem para repatriação(foto: AFP)

A chegada no Brasil, prevista para domingo (12/11), será feita com o auxílio de ajuda médica, incluindo psicólogos e um posto de imunização. O grupo também vai receber abrigo, documentação e alimentação para os brasileiros.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.