youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Agosto teve deflação de 0,02%, no primeiro recuo da inflação no ano. Com isso, o país tem inflação acumulada de 4,24% em 12 meses

Vários alimentos sendo cortados na bancada

A redução nos preços da energia residencial e alimentação influenciou na deflação de 0,02% registrada em agosto de 2024. Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, foram divulgados nesta terça-feira (10/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda dos preços no mês passado foi puxada pela baixa no setor de habitação (-0,51%), após redução nos preços da energia elétrica residencial (-2,77%), e no setor de alimentação e bebidas (-0,44%), com a segunda queda consecutiva da alimentação no domicílio (-0,73%).

Para o gerente da pesquisa, André Almeida, a mudança de bandeira tarifária da energia foi o fator preponderante para explicar o resultado do recuo do grupo habitação.Play Video

“A principal influência veio de energia elétrica residencial, com o retorno à bandeira tarifária verde em agosto, onde não há cobrança adicional nas contas de luz, após a mudança para a bandeira amarela em julho”, esclarece.

Já neste mês de setembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu que será fixada a bandeira vermelha patamar 1, que resulta em acréscimo de R$ 4,463 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. Com isso, o preço deve voltar a subir.

No grupo de alimentação e bebidas, a alimentação no domicílio (-0,73%) apresentou o segundo recuo consecutivo e agosto, após queda de 1,51% em julho. Além disso, foram observadas quedas nos preços da batata-inglesa (-19,04%), do tomate (-16,89%) e da cebola (-16,85%).

“O principal fator que contribuiu para a queda nos preços foi uma maior oferta desses produtos no mercado por conta de um clima mais ameno no meio do ano, que favorece a produção desses alimentos, com maior ritmo de colheita e intensificação de safra”, destaca Almeida.

Comparativos

Este é o primeiro resultado negativo desde junho de 2023, quando o índice registrou queda de 0,08%.

O número de agosto ficou 0,40 ponto percentual abaixo da taxa do mês anterior, julho (0,38%). Já em agosto de 2023, a variação havia sido de 0,23%.

Com o resultado, o Brasil tem inflação acumulada de 4,24% nos últimos 12 meses. No acumulado do ano, a alta é de 2,85%. A meta de inflação estabelecida para 2024 é de 3%, com variação de 1,5 ponto percentual (para cima ou para baixo, ou seja, podendo oscilar entre 4,5% e 1,5%).

O que é o IPCA?

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, refere-se às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange 10 regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

O próximo resultado da inflação, referente a setembro, será divulgado em 9 de outubro.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • “Capitã Cloroquina” diz ter ido a evento nos EUA “a convite”, mas omite uso de verba pública

    “Capitã Cloroquina” diz ter ido a evento nos EUA “a convite”, mas omite uso de verba pública

    A deputada federal Mayra Pinheiro (PL-CE), conhecida como “capitã Cloroquina” devido à sua atuação durante a pandemia de Covid-19, integrou uma comitiva da Câmara dos Deputados que acompanhou a apuração dos votos das eleições presidenciais nos Estados Unidos, em novembro passado. Na época, Mayra declarou em suas redes sociais que estava no país “a convite”…


  • Combate ao bolsonarismo e às fake news: os compromissos de Sidônio à frente da Secom

    Combate ao bolsonarismo e às fake news: os compromissos de Sidônio à frente da Secom

    O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, assumiu o cargo nesta terça-feira (14) com o compromisso de fortalecer a presença do governo nas redes sociais, focando no enfrentamento ao bolsonarismo e no combate à disseminação de fake news. Após a solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, Sidônio também anunciou que…


  • Brasil elogia Biden por decisão sobre Cuba e faz pedido a Trump: “Vá no sentido correto”

    Brasil elogia Biden por decisão sobre Cuba e faz pedido a Trump: “Vá no sentido correto”

    O governo brasileiro celebrou a decisão anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de retirar Cuba da lista de países que patrocinam o terrorismo. A medida representa um passo importante para aliviar as sanções impostas à ilha, que enfrenta sua pior crise econômica em décadas. Em nota oficial, o Brasil expressou seu desejo de…


Os comentários estão desativados.