Gabriel Barbosa: ‘É no passado do que foi Brizola que devemos buscar o futuro e uni-lo a Lula hoje’
Na segunda-feira, 06-06, brizolistas históricos reuniram-se no Rio de Janeiro para inaugurar o Comitê BrizoLula, em apoio à candidatura de Lula à presidência da República.
Entre os presentes:
João Vicente Goulart, filho de João Goulart
Leonel Brizola Neto, pré-candidato a deputado federal pelo PT-RJ
Vivaldo Barbosa, deputado federal constituinte e ex-secretário da Justiça de Brizola
Marcelo Freixo, deputado federal e candidato do PSB ao governo do Rio de Janeiro
André Ceciliano, deputado estadual (PR-RJ, que disputa vaga ao Senado
Coube a Gabriel Frossard Barbosa, autor do livro Ensaio sobre a Utopia, fazer a saudação do evento.
Abaixo, a íntegra de sua fala.
Por Gabriel Frossard Barbosa*
“Senhoras e senhores, filhos e filhas do Brasil, enquanto representante do Movimento de Resistência Leonel Brizola, agradeço a cada um por estar aqui hoje conosco.
Muito obrigado por sua presença. Muito obrigado ao deputado André Cecliano, ao deputado Marcelo Freixo, a João Vicente Goulart, ao bravo Leonel Brizola Neto e a cada um que reservou esse tempo para compartilhar o lançamento do Comitê BrizoLula
Por mais triste e decepcionante que foram os resultados, Brizola fez questão de não encobrir o resultado e principalmente de não encobrir a vontade popular que, por mais manipulada e mais influenciada que fosse, levou Lula ao segundo turno. Brizola viu que a vontade do povo estava acima das sua, acima de qualquer vaidade.
É, então, precisamente nessa reação de Brizola que acredito estar a resposta de como podemos unir hoje Lula a Brizola, Brizola a Lula. Em descobrir aquilo que fora coberto e na majestosa e magnânima vontade popular.
Nos ensinam hoje, em nome de um modernismo moribundo, que não devemos viver do passado, que o passado deve permanecer estático, inócuo, vazio, que as relações humanas devem ser facilmente descartadas, substituídas. Esse modernismo nos ensina a encobrir, a esconder, a esquecer.
Ora, se verdade fosse, então deveríamos nos esquecer por completo de Brizola, de Darcy Ribeiro, de Getúlio Vargas, de Jango, João Vicente, pois estariam num passado distante. Não seria possível, se nos desfizéssemos por completo do passado, de resgatar Brizola nesse momento e uni-lo a Lula.
Portanto, argumento o contrário. É precisamente no passado que foi que devemos mergulhar em busca de futuro que pode ser.
Durante o primeiro governo Brizola aqui, no estado do Rio de Janeiro, em lançamento dos Brizolões no Complexo da Maré, Darcy Ribeiro, então vice-governador e secretário de educação e cultura, disse que, na Maré, Brizola havia descoberto o tesouro do Brasil.
Por descoberto entendemos aquilo que retira o que encobre, e durante centenas de anos, a Maré havia sido encoberta pelo esquecimento, pelo apagamento.
Esse mesmo modernismo que nos faz olhar para o lado enquanto uma família inteira dorme na rua, a subir o vidro do carro quando uma criança pede um trocado no sinal. Contra esse modernismo que encobre, Brizola nos mostrou que é preciso des-cobrir.
Não era o ouro das Minas Gerais que Brizola havia descoberto. Não era o café de São Paulo, ou o açúcar de Pernambuco que Brizola havia descoberto. Tampouco não era o Pré-Sal da bacia de Campos.
O maior tesouro do Brasil, deputado Marcelo Freixo, deputado André Ceciliano, esse que Brizola havia descoberto, era o Povo do Brasil, em especial, a criança e o jovem brasileiro.
O maior tesouro do Brasil, aquele que torna o Brasil uma Nação, e nós em nacionalistas não é um apego pueril à bandeira nacional, ou ao verde-e-amarelo, mas uma crença inabalável no Povo brasileiro.
Ouro não tem mãos, café não tem mãos, açúcar não tem mãos. O povo tem mãos e é pelas mãos do Povo que devemos olhar para a emancipação do Brasil. E é no Povo do Brasil em que brizolistas e lulistas se encontram.
Mas, quem é o Povo de que nós falamos?
Disse Fidel Castro, em sua defesa pelo ataque ao Quartel Moncada, que nós chamamos de Povo quando de luta se trata.
Qual luta? A luta pela Vida, a luta do cotidiano, a luta pela sobrevivência.
Não lutam pela vida aqueles que sentam confortavelmente nos escritórios do Leblon ou da Faria Lima. Estes estão, conforme diz o ditado popular, com a vida ganha. Não luta pela vida aqueles que tem pensões astronômicas sustentados por um Estado falido.
Não, a luta pela vida esta nos sinais da cidade, nos meninos e meninas que arriscam suas vidas por um trocado qualquer, no trabalho irregular, no bico, nas massas de brasileiros e brasileiras que sonham e almejam por um mínimo de dignidade.
Povo, disse Fidel, é exatamente essa massa que luta pela vida na crença em algo, ou alguém, mas acima de tudo, na crença em si mesmo.
Que algo? Uma vida com direitos respeitados com um mínimo de gozo com picanha e cerveja.
Que alguém? Um líder que tome para si, para sua causa de luta, a luta do Povo, a causa popular.
Hoje, o Povo brasileiro demonstra com envergadura, do alto de sua majestosa soberania, que esse líder é Lula, e colocar-se contra Lula é colocar-se contra a causa popular, contra os desejos e anseios do Povo brasileiro que não podem ser encobertos.
Por fim, eu gostaria de aqui apresentar para vocês, esse tesouro do Brasil do qual falei.
Estão aqui hoje os meninos da Cruzada de São Sebastião, o maior quilombo do Brasil localizado no seio do Leblon, o bairro mais rico do Rio de Janeiro.
E dizia Darcy Ribeiro que o Espírito do quilombo era de ser livre enquanto o espírito do senhor de engenho era escravizar.
Portanto, munido desse espírito do quilombo, do espírito por esses meninos aqui representado, eu gostaria de dizer que:
Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil…
Brava gente brasileira, longe vá temor servil. Ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil
Muito obrigado”
Por favor inscreva-se em meu canal youtube e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
https: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook:https://www.facebook.com/jtaguacei/
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram:https://instagram.com/ceilandiaemalerta?utm_medium=copy_link
vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber
Facebook: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves