Objetivo é enfrentar consequências sociais e econômicas das enchentes no Rio Grande do Sul
O governo do presidente Lula publicou uma Medida Provisória que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar, neste ano, até um milhão de toneladas de arroz beneficiado (pronto para consumo) ou em casca. O ato normativo foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira (9).
O objetivo é enfrentar consequências sociais e econômicas das enchentes no Rio Grande do Sul, já que o estado é o principal produtor do grão no país, e evitar especulação financeira, além de estabilizar o preço do produto nos mercados de todo o Brasil.
Conforme destacou o presidente Lula em conversas com radialistas no programa “Bom Dia, Presidente” desta semana, a medida é uma forma de recompor os estoques públicos após a catástrofe ambiental que atingiu o estado gaúcho.
“Agora com a chuva, acho que nós atrasamos de vez a colheita do Rio Grande do Sul. Se for o caso, para equilibrar a produção, a gente vai ter que importar arroz, a gente vai ter que importar feijão, para que a gente coloque na mesa do povo brasileiro um preço compatível com aquilo que ele ganha”, pontuou.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.