“Estamos corrigindo os erros do passado e vivendo um novo momento. Um momento em que o Brasil atrai investimentos recordes”, disse Renan Filho

O Brasil está se preparando para concluir o ano com 16 leilões de concessão em rodovias e ferrovias, com previsão de investimentos de R$ 161 bilhões. A informação foi compartilhada por Renan Filho, ministro dos Transportes, durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro, exibido nesta quinta-feira (10/4) pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Renan Filho anunciou o primeiro leilão programado para este ano: a concessão da BR-040, que liga o Rio de Janeiro (RJ) a Juiz de Fora (MG). A licitação ocorrerá no próximo dia 30 de abril e conta com investimentos de R$ 5 bilhões. A expectativa é que a obra resolva um antigo impasse na subida da Serra de Petrópolis, paralisada há mais de uma década.Play Video
O projeto inclui a construção de um túnel de 4,62 quilômetros, com conclusão prevista para o quinto ano e um investimento de R$ 534 milhões. O ministro ressaltou que a iniciativa contribuirá para o maior volume de investimentos privados já registrado no país.
“O Brasil só fez 24 concessões rodoviárias historicamente. De 1997 até o início do governo Lula. Este ano, vamos realizar 15. E já fizemos 10 nos dois primeiros anos. Muitas dessas concessões, no entanto, estavam desequilibradas, com obras paralisadas por erros do passado. Estamos reequilibrando esses contratos, o que é um grande avanço. O leilão da BR-040 é o exemplo disso”, afirmou Renan Filho.
“Este momento que está acontecendo no Brasil é uma curva de experiência. Nós estamos corrigindo os erros do passado e vivendo um novo momento. Um momento em que o Brasil atrai investimentos recordes para melhorar a sua infraestrutura. Isso é super exitoso, ajuda a economia, demonstra que o governo do presidente Lula não é um governo ideológico, que a gente segue o caminho necessário para fortalecer o investimento total no país de maneira pragmática. Porque a gente sabe que o governo sozinho não consegue fazer tudo. Por isso a gente precisa trabalhar conjuntamente com a iniciativa privada”, ressaltou.
Renan Filho explicou que os novos leilões visam otimizar a logística de escoamento da produção brasileira, principalmente nos estados do centro do país. “Os portos do Arco Norte, localizados no Pará e no Maranhão, já escoam cerca de 30% da produção nacional. A ideia é melhorar o acesso a esses portos, além de facilitar a logística para os portos de São Paulo e Paranaguá. Estados como Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo se beneficiarão dessas melhorias”, afirmou.
O ministro também ressaltou que o Brasil se destaca em exportações de produtos como carne, frango, café, suco de laranja, açúcar e etanol. Para ele, a infraestrutura eficiente é essencial para continuar impulsionando a economia brasileira e tornar essas exportações mais competitivas no mercado internacional.
Leilões de rodovias previstos para 2025:
BR-364, entre Porto Velho e Vilhena, em Rondônia (Rota Agro Norte)
Ponte Binacional São Borja (RS) – São Tomé (Argentina)
BR-040/495, entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ)
Rota da Celulose (BR-262/267 e 040/338/395), no Mato Grosso do Sul
BR-101, entre Espírito Santo e Bahia
BR-101 no Rio de Janeiro (Autopista Fluminense)
BR-163 no Mato Grosso do Sul
Rota Agro: trechos da BR-060 e 364, entre Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT)
Rodovias Integradas do Paraná: trechos das BRs 272, 369 e 376
Rodovias Integradas do Paraná: trechos das BRs 182, 272, 317 e 323
BR-116, entre Feira de Santana (BA) e Salgueiro (PE)
Rotas Gerais: BRs 116 e 251, em Minas Gerais
Rota Agro Central, entre Vilhena (RO) e Cuiabá (MT) – BRs 070, 174 e 364
Rota Integração do Sul: BRs 116, 158, 392 e 290, no Rio Grande do Sul
Rota do Recôncavo: BRs 116 e 324, na Bahia
O ministro também comparou a gestão atual com a do governo anterior, destacando que, enquanto a gestão anterior realizou apenas seis leilões em quatro anos, o governo de Lula já alcançou dez leilões nos dois primeiros anos. A meta é chegar a 40 concessões até 2026.
Outro destaque foi o Programa de Otimização de Contratos de Concessão Rodoviária, que visa a revisão de contratos de concessões mal estruturadas, com investimentos previstos de R$ 110 bilhões entre 2024 e 2026. A medida deverá gerar até 1,6 milhão de empregos diretos e indiretos.
“Algumas rodovias, como a Régis Bittencourt (BR-116), que liga Curitiba (PR) a São Paulo (SP), apresentam tarifas mais baixas, mas isso resulta em menor volume de investimentos. O problema é que, com um contrato de 30 anos, rodovias com menos investimento acabam congestionadas, gerando custos muito maiores para os cidadãos”, explicou Renan Filho, ressaltando os esforços para otimizar os contratos e atender às expectativas da população.
Com informações do Brasil 247
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