Opera Mundi – No programa 20 MINUTOS ENTREVISTA desta sexta-feira (01/04), o jornalista Breno Altman entrevistou o deputado estadual do Rio Grande do Sul pelo Partido dos Trabalhadores Edegar Pretto, que anunciou recentemente a pré-candidatura ao governo do Estado pela legenda.
Ele revelou que, independentemente de alianças do PT a nível nacional, sua candidatura já está consolidada, pois a legenda enxerga a necessidade de uma renovação geracional do estado. “Olívio Dutra e Tarso Genro apresentaram meu nome, consultamos a filiação e decidimos por unanimidade que eu seria candidato. Minha marca é a união e o PT está unido em torno de minha candidatura”, enfatizou.
Pretto, que ocupa o Parlamento gaúcho desde 2010 e foi presidente da Assembleia legislativa em 2017, destacou a importância de sua luta e candidatura para reverter o atual cenário do Rio Grande do Sul, se mostrando otimista com relação à sua eleição.
“Temos uma base sólida para o PT aqui, o Lula já aparece em primeiro lugar das pesquisas de voto. As pessoas entenderam que caíram no canto da sereia quando disseram que bastava tirar o PT para a vida melhorar. Em 2021 passamos o ano inteiro sendo o estado com os preços de alimentos mais altos, o churrasco virou um artigo de luxo para os gaúchos, sendo 41% da economia do estado é baseada na agropecuária. Os trabalhadores gaúchos querem a volta do PT”, reforçou.
Para concretizar essa volta, o pré-candidato contou que a legenda já está realizando os diálogos necessários para formar uma frente na região e foi taxativo: “quero construir o maior palanque do país para Lula”.
Para além do PCdoB e do PV, que já formam parte dessa aliança, Pretto está dialogando com o PDT, ainda que formar uma frente já no primeiro turno seja mais difícil, devido à candidatura de Ciro Gomes ao Planalto, e com o PSOL.
Por isso, ainda não foi definido quem ocupará o cargo de vice na chapa, “queremos avaliar se podemos trazer mais partidos para o nosso lado já no primeiro turno”. Quanto ao Senado, o deputado disse já ter convidado Manuela D’Ávila, do PCdoB, para concorrer ao cargo.
Eixo da esquerda gaúcha
Durante a entrevista, Pretto descreveu o eixo da esquerda gaúcha. Além de combate às privatizações, disse que a principal luta do campo progressista no estado é de apostar no setor produtivo.
“Durante a pandemia, pequenas e microempresas fecharam, o que impactou milhares de empregos. Não houve nenhuma ação do governador Eduardo Leite. A nossa bancada foi a que protagonizou uma proposta de crédito emergencial com juros zero por três anos e com fundo de aval garantidor. Temos que colocar a estrutura do nosso estado a serviço do setor produtivo para arrecadar mais e cuidar das pessoas. É inadmissível o Rio Grande do Sul conviver com a fome, o desemprego e os feminicídios”, agregou o pré-candidato.
Ele ressaltou que sua pré-campanha conta com paridade de gênero e busca ser inclusiva, com representantes da luta LGBTQI+ e antirracista na coordenação, “porque o que queremos é formar um governo baseado no diálogo com a população”.
Extrapolando a política local, Pretto falou sobre a importância de repensar o papel que o Rio Grande do Sul tem para o Brasil. Lembrou que se trata do estado que mais produz soja, para ser exportada, mas pouco industrializado.
“Temos que discutir a taxação das exportações de commodities com o novo presidente, que esperamos que seja Lula, porque fica muito pouco pro nosso estado. Usamos a mão de obra gaúcha para dar comida para os animais na China, enquanto o nosso povo passa fome”,
Nesse sentido, ele também defendeu a importância não só de uma reforma agrária, mas de viabilizar as famílias assentadas, sublinhando que o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz orgânico, por agricultura familiar, da América Latina.
“Estou confiante de que poderemos fazer tudo isso, de que vamos vencer as eleições. O Rio Grande do Sul não pode mais ser considerado um estado bolsonarista. No máximo polarizado, como sempre foi, mas acho que desta vez Bolsonaro vai perder de lavada”, afirmou.
Por favor inscreva-se em meu canal youtube e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.
https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
https: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook:https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram:https://instagram.com/ceilandiaemalerta?utm_medium=copy_link
vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber