youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB): ele á tem um acordo com a oposição bolsonarista para se blindar de surpresas sobre a anistia ao 8 de janeiro. Foto: Reprodução.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), costurou um acordo com a oposição bolsonarista para evitar surpresas na tramitação da anistia aos envolvidos nos atos terroristas de 8 de janeiro. A medida é vista como essencial para a extrema-direita, que busca reabilitar Jair Bolsonaro (PL) politicamente para a disputa presidencial de 2026.

Fontes ligadas à oposição afirmam que o 1º vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), prometeu não pautar o projeto durante períodos em que estiver no comando da Casa, seja por viagens de Motta ao exterior ou eventuais afastamentos, conforme informações da colunista Malu Gaspar, do Globo.

Além disso, Altineu e Motta teriam alinhado que a anistia só será colocada em votação quando houver viabilidade para sua aprovação. Nos bastidores, o atual líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), tem feito projeções semelhantes.

O acordo de Motta com os bolsonaristas para evitar surpresas sobre anistia ao 8 de janeiro
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o 1º vice-presidente da Casa, Altineu Côrtes (PL-RJ). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O cargo de 1º vice-presidente é considerado um trunfo do PL e de Bolsonaro para 2026. Apesar de contar com a maior bancada na Câmara e a segunda maior no Senado, a legenda optou por não lançar candidato próprio à presidência da Casa, priorizando a ocupação de espaços estratégicos que facilitem a tramitação do projeto.

Ainda que o compromisso de Altineu possa gerar ruídos dentro do grupo bolsonarista, o partido busca manter boa relação com Hugo Motta, que já indicou ser favorável à discussão da anistia.

Na última sexta-feira (7), o presidente da Câmara declarou que os atos de 8 de janeiro não configuraram uma tentativa de golpe contra o presidente Lula (PT) e criticou o que classificou como “exagero” nas punições do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também já havia manifestado disposição para debater o tema no Congresso.

Na Câmara, três projetos de anistia tramitam atualmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sendo de autoria de Alexandre Ramagem (PL-RJ), Hélio Lopes (PL-RJ) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB). No Senado, aliados de Bolsonaro também apresentaram propostas semelhantes. A expectativa é que todas as iniciativas sejam unificadas ou sigam juntas na CCJ.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Alckmin reage às ameaças de Trump, alerta para cotas comerciais e defende parceria “ganha-ganha” com EUA

    Alckmin reage às ameaças de Trump, alerta para cotas comerciais e defende parceria “ganha-ganha” com EUA

    Vice-presidente também reiterou a disposição ao diálogo 247 – O vice-presidente Geraldo Alckmin reagiu nesta segunda-feira (10) às ameaças tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que podem impactar o setor siderúrgico nacional. No domingo (9), Trump disse a jornalistas que pretende impor uma tarifa de 25% sobre a importação de aço e alumínio para…


  • Procuradoria 60+ alerta idosos sobre golpe do BPC

    Procuradoria 60+ alerta idosos sobre golpe do BPC

    Golpistas usavam dados biométricos de idosos para fraudar benefícios públicos A Procuradoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (PRO 60+) da CLDF informa que, na última quinta-feira (6), a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Melhor Idade, que investiga um esquema de fraudes milionárias via concessão irregular do Benefício de Prestação Continuada…


  • Governo Lula reforça estoques de alimentos para conter inflação

    Governo Lula reforça estoques de alimentos para conter inflação

    Medida visa estabilizar preços de itens essenciais e apoiar produtores rurais Em resposta à escalada dos preços dos alimentos que compõem a cesta básica, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está implementando uma série de ações para garantir a oferta e estabilizar os valores de produtos essenciais no mercado interno. Conforme noticiado…


Os comentários estão desativados.