youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Lula e Donald Trump: gestão petista deve intensificar negociações diplomáticas para tentar evitar danos severos à economia brasileira. Foto: reprodução

O governo do presidente Lula (PT) está se preparando para responder às possíveis tarifas que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende impor. O governo petista avalia medidas para mitigar os impactos sobre as exportações brasileiras e reduzir a dependência comercial dos EUA.

Trump anunciou a intenção de aplicar uma tarifa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, incluindo produtos do Canadá, México e Brasil. A decisão, que será oficializada nesta segunda-feira (10), impacta diretamente o Brasil, um dos principais fornecedores de aço para o mercado norte-americano.

O governo busca diversificar os mercados de exportação e fortalecer parcerias comerciais com outros países. Especialistas alertam que as tarifas podem afetar setores estratégicos da economia brasileira, como o agronegócio e a indústria manufatureira, prejudicando a balança comercial.

A pedido do vice-presidente Geraldo Alckmin, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior elabora um mapeamento dos setores mais afetados pelo “tarifaço de Trump”.

Geraldo Alckmin é diagnosticado com covid-19 | Agência Brasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior elabora um mapeamento dos setores mais afetados pela guerra comercial deflagrada por Trump. Foto: reprodução

Em Brasília, a estratégia adotada nos gabinetes de relações comerciais tem sido a de cautela e silêncio. No entanto, o presidente Lula já afirmou publicamente que o Brasil reagirá caso as tarifas sejam impostas.

“Se ele [Trump] taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são exportados [ele se referia aos importados] para os Estados Unidos. Simples, não tem nenhuma dificuldade”, disse o petista.

A resposta do Brasil envolve negociações diretas com Washington e um esforço para fortalecer sua posição global, ampliando sua participação em organizações multilaterais e consolidando parcerias no Mercosul, BRICS e outras instâncias de cooperação internacional.

Técnicos do governo também avaliam estratégias para reduzir os impactos, como o fortalecimento do mercado interno e a intensificação do diálogo diplomático e comercial com parceiros estratégicos, especialmente China, Rússia e Índia.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada

    Presidente interrompe ciclo de queda, avança na classe média e entre os mais escolarizados, e mantém força no Nordeste 247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinais de recuperação em sua popularidade após meses de desgaste. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, a aprovação de seu governo cresceu cinco…


  • AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas

    Documento prevê a divulgação dos dados no Portal da Transparência 247 – A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, nesta sexta-feira (4), um parecer que estabelece regras para garantir transparência nos gastos relacionados a viagens da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O documento, que vale para todos os cônjuges de presidentes da República, prevê a…


  • Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF

    Vinte e sete linhas serão reforçadas com mais 119 viagens; além disso, um novo serviço fará percurso entre a Estação da Asa Sul e o Zoológico Por Agência Brasília* – A partir deste domingo (6), haverá reforço na operação de ônibus em diversas regiões administrativas para ampliar o atendimento ao programa Vai de Graça, que permite…


Os comentários estão desativados.