
O governo do presidente Lula (PT) está se preparando para responder às possíveis tarifas que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende impor. O governo petista avalia medidas para mitigar os impactos sobre as exportações brasileiras e reduzir a dependência comercial dos EUA.
Trump anunciou a intenção de aplicar uma tarifa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, incluindo produtos do Canadá, México e Brasil. A decisão, que será oficializada nesta segunda-feira (10), impacta diretamente o Brasil, um dos principais fornecedores de aço para o mercado norte-americano.
O governo busca diversificar os mercados de exportação e fortalecer parcerias comerciais com outros países. Especialistas alertam que as tarifas podem afetar setores estratégicos da economia brasileira, como o agronegócio e a indústria manufatureira, prejudicando a balança comercial.
A pedido do vice-presidente Geraldo Alckmin, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior elabora um mapeamento dos setores mais afetados pelo “tarifaço de Trump”.

Em Brasília, a estratégia adotada nos gabinetes de relações comerciais tem sido a de cautela e silêncio. No entanto, o presidente Lula já afirmou publicamente que o Brasil reagirá caso as tarifas sejam impostas.
“Se ele [Trump] taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são exportados [ele se referia aos importados] para os Estados Unidos. Simples, não tem nenhuma dificuldade”, disse o petista.
A resposta do Brasil envolve negociações diretas com Washington e um esforço para fortalecer sua posição global, ampliando sua participação em organizações multilaterais e consolidando parcerias no Mercosul, BRICS e outras instâncias de cooperação internacional.
Técnicos do governo também avaliam estratégias para reduzir os impactos, como o fortalecimento do mercado interno e a intensificação do diálogo diplomático e comercial com parceiros estratégicos, especialmente China, Rússia e Índia.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Datafolha mostra alta de cinco pontos na aprovação de Lula e sociedade ainda polarizada
Presidente interrompe ciclo de queda, avança na classe média e entre os mais escolarizados, e mantém força no Nordeste 247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinais de recuperação em sua popularidade após meses de desgaste. Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, a aprovação de seu governo cresceu cinco…
AGU: despesas de viagens da primeira-dama serão divulgadas
Documento prevê a divulgação dos dados no Portal da Transparência 247 – A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou, nesta sexta-feira (4), um parecer que estabelece regras para garantir transparência nos gastos relacionados a viagens da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. O documento, que vale para todos os cônjuges de presidentes da República, prevê a…
Programa ‘Vai de Graça’ terá 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus no DF
Vinte e sete linhas serão reforçadas com mais 119 viagens; além disso, um novo serviço fará percurso entre a Estação da Asa Sul e o Zoológico Por Agência Brasília* – A partir deste domingo (6), haverá reforço na operação de ônibus em diversas regiões administrativas para ampliar o atendimento ao programa Vai de Graça, que permite…