youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): ele já traça estratégia eleitoral pensando no próprio indulto. Foto: reprodução

A possível condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado, tem levado o ex-capitão e seus aliados a reavaliar estratégias políticas, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.

Inicialmente, acreditava-se que ele poderia optar por fugir do país, mas agora Bolsonaro tem sinalizado um plano diferente, indicando que está avaliando o impacto político de uma eventual prisão. Bolsonaro tem compartilhado com seus auxiliares mais próximos a ideia de que sua influência como cabo eleitoral pode aumentar caso ele seja preso.

Embora essa não seja sua preferência, o cálculo político já é considerado, e o ex-mandatário começou a discutir, com um pequeno grupo de aliados, nomes para compor uma chapa presidencial que o representaria nas eleições de 2026. Entre os nomes avaliados estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Tarcísio ataca PSDB e elogia Bolsonaro ao oficializar candidatura ao Governo de SP - 30/07/2022 - Poder - Folha
Michele Bolsonaro, Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas: os dois são cotados para compor uma chapa presidencial que o representaria o ex-capitão. Foto: reprodução

Bolsonaro também acredita que, com um aliado na Presidência, poderia obter um indulto presidencial que anularia sua condenação e garantiria sua liberdade. Apesar de abordar esse cenário em conversas reservadas, ele mantém publicamente o discurso de que será o principal candidato da direita.

“Não há outro nome com minha força no campo conservador”, teria dito em reuniões recentes, reafirmando sua liderança na direita.

O indulto, contudo, não é automático. Embora seja uma prerrogativa exclusiva do presidente da República, sua concessão depende de validação judicial. Para isso, a defesa do beneficiado deve apresentar um pedido formal à Justiça, que será analisado pelas instâncias competentes. Especialistas avaliam que qualquer tentativa de conceder um indulto a Bolsonaro provavelmente enfrentaria desafios legais.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela

    Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela

    Medida provisória foi assinada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Reajuste de 9% será concedido em duas parcelas Publicada nesta sexta-feira (28/3), a Medida Provisória nº 1.293, que altera a Lei nº 13.954, dispõe sobre o aumento do soldo dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O reajuste salarial negociado é de 9%,…


  • Bolsonaro pedirá fim do inquérito do golpe após novo parecer da PGR

    Bolsonaro pedirá fim do inquérito do golpe após novo parecer da PGR

    Defesa de Jair Bolsonaro acredita que um novo parecer da PGR tem impacto em investigações que miram o ex-presidente no STF A defesa de Jair Bolsonaro pedirá ao STF a anulação do inquérito e da ação penal sobre golpe de Estado após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar, nesta quinta-feira (27/3), pelo arquivamento de uma outra investigação que mirava o…


  • Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF; veja onde

    Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF; veja onde

    Centro Urbano Tororó, que fará parte do Jardim Botânico, será maior do que 5,3 mil municípios brasileiros. Confira detalhes do futuro bairro O Governo do Distrito Federal (GDF) projeta novo setor habitacional para a população da capital do país. O Centro Urbano Tororó, que fará parte da região administrativa do Jardim Botânico, deverá abrigar até 117…


Os comentários estão desativados.