
A possível condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado, tem levado o ex-capitão e seus aliados a reavaliar estratégias políticas, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.
Inicialmente, acreditava-se que ele poderia optar por fugir do país, mas agora Bolsonaro tem sinalizado um plano diferente, indicando que está avaliando o impacto político de uma eventual prisão. Bolsonaro tem compartilhado com seus auxiliares mais próximos a ideia de que sua influência como cabo eleitoral pode aumentar caso ele seja preso.
Embora essa não seja sua preferência, o cálculo político já é considerado, e o ex-mandatário começou a discutir, com um pequeno grupo de aliados, nomes para compor uma chapa presidencial que o representaria nas eleições de 2026. Entre os nomes avaliados estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Bolsonaro também acredita que, com um aliado na Presidência, poderia obter um indulto presidencial que anularia sua condenação e garantiria sua liberdade. Apesar de abordar esse cenário em conversas reservadas, ele mantém publicamente o discurso de que será o principal candidato da direita.
“Não há outro nome com minha força no campo conservador”, teria dito em reuniões recentes, reafirmando sua liderança na direita.
O indulto, contudo, não é automático. Embora seja uma prerrogativa exclusiva do presidente da República, sua concessão depende de validação judicial. Para isso, a defesa do beneficiado deve apresentar um pedido formal à Justiça, que será analisado pelas instâncias competentes. Especialistas avaliam que qualquer tentativa de conceder um indulto a Bolsonaro provavelmente enfrentaria desafios legais.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela
Medida provisória foi assinada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Reajuste de 9% será concedido em duas parcelas Publicada nesta sexta-feira (28/3), a Medida Provisória nº 1.293, que altera a Lei nº 13.954, dispõe sobre o aumento do soldo dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O reajuste salarial negociado é de 9%,…
Bolsonaro pedirá fim do inquérito do golpe após novo parecer da PGR
Defesa de Jair Bolsonaro acredita que um novo parecer da PGR tem impacto em investigações que miram o ex-presidente no STF A defesa de Jair Bolsonaro pedirá ao STF a anulação do inquérito e da ação penal sobre golpe de Estado após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar, nesta quinta-feira (27/3), pelo arquivamento de uma outra investigação que mirava o…
Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF; veja onde
Centro Urbano Tororó, que fará parte do Jardim Botânico, será maior do que 5,3 mil municípios brasileiros. Confira detalhes do futuro bairro O Governo do Distrito Federal (GDF) projeta novo setor habitacional para a população da capital do país. O Centro Urbano Tororó, que fará parte da região administrativa do Jardim Botânico, deverá abrigar até 117…