youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Segundo o Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, o órgão vai acionar a empresa ainda hoje (10/1) para que expliquei quais mudanças anunciadas por Zuckerberg serão aplicadas no Brasil


A Advocacia-Geral da União (AGU) notificará a Meta nesta sexta-feira (10/1) e dará 72 horas para que aempresa dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, preste explicações sobre quais mudanças na sua política de moderação de conteúdo serão implementadas no Brasil.

O anúncio foi feito pelo Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros de estado sobre a regulamentação das plataformas no país.

“Eu queria expressar a enorme preocupação do governo brasileiro com a política adotada pela empresa Meta, que parece com uma biruta de aeroporto: o tempo todo muda de posição ao sabor dos ventos”, disse Messias a jornalistas no Palácio do Planalto. “Não vamos permitir de forma alguma que essas redes transformem o ambiente em uma carnificina digital, ou barbárie digital. Vamos protocolar a ação ainda hoje”, acrescentou.

Segundo ele, a AGU enviará ainda hoje uma notificação extrajudicial para que a empresa se explique, com prazo de 72 horas para a resposta. Para Messias, a companhia precisa informar como vai proteger os direitos das crianças e adolescentes e dos comerciantes que usam as plataformas como meio de trabalho.

Questionado sobre as consequências para a Meta caso não responda a solicitação, Messias afirmou que o governo tomará as medidas legais cabíveis, com possível acionamento do Judiciário, sem detalhar. Comentou, porém, que a suspensão das plataformas não está em discussão no momento.

Também participaram da coletiva os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Juscelino Filho (Comunicações).

Na terça-feira (7), o CEO e fundador da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que as plataformas da empresa vão acabar com o serviço de checagem de fatos, e encerrar regras criadas para proteger comunidades vulneráveis, como pessoas LGBTQIA +, e para combater discursos de ódio.

O empresário também lançou críticas à regulamentação das redes promovida por países como o Brasil e nações europeias.

Após o anúncio, Lula convocou ministros hoje para discutir como o governo vai responder às mudanças na política da Meta, bem como apressar o passo na adoção de medidas para regulamentar as plataformas digitais.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula recebe ligação de Macron, e ambos defendem regulação das redes

    Lula recebe ligação de Macron, e ambos defendem regulação das redes

    Presidentes demonstraram preocupação com mudanças recentes anunciadas pela Meta, dona do Instagram e do Facebook, e defenderam que Brasil e Europa atuem em conjunto contra fake news O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (10/1) um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron. Na ligação, ambos criticaram as mudanças anunciadas pela…


  • Dólar tem forte queda e fecha abaixo de R$ 6,05 com fluxo e commodities

    Dólar tem forte queda e fecha abaixo de R$ 6,05 com fluxo e commodities

    Real apresentou o melhor desempenho entre as divisas mais relevantes O dólar experimentou queda firme no mercado local nesta quinta-feira, 9, na contramão da tendência predominante de alta da moeda americana no exterior. O real apresentou o melhor desempenho entre as divisas mais relevantes, excluindo o rublo russo. Principais pares latino-americanos da moeda brasileira, os pesos mexicano e o…


  • Haddad reforça que Propag terá vários trechos vetados

    Haddad reforça que Propag terá vários trechos vetados

    Projeto de lei do programa que repactua as dívidas dos estados com a União será sancionado por Lula na próxima semana O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que levou ao presidente, junto com outros ministros, a sugestão de vetar medidas que causariam impacto no resultado primário das contas da União com a sanção do…


Os comentários estão desativados.