Presidentes demonstraram preocupação com mudanças recentes anunciadas pela Meta, dona do Instagram e do Facebook, e defenderam que Brasil e Europa atuem em conjunto contra fake news
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (10/1) um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron. Na ligação, ambos criticaram as mudanças anunciadas pela Meta sobre moderação de conteúdo, e defenderam que Brasil e Europa atuem juntos no combate à desinformação.
A ligação ocorreu por volta do meio dia, e durou meia hora. Macron também reforçou o convite para que Lula visite a França em junho deste ano.
“Eles concordaram que liberdade de expressão não significa liberdade de espalhar mentiras, preconceitos e ofensas”, diz nota emitida pelo Planalto sobre a ligação.
“Ambos consideraram positivo que Brasil e Europa sigam trabalhando juntos para impedir que a disseminação de ‘fake news’ coloque em risco a soberania dos países, a democracia e os direitos fundamentais de seus cidadãos”, acrescenta o texto.
Preocupação
Lula elogiou a postura do governo francês sobre o anúncio feito pelo CEO e fundador da Meta, Mark Zuckerberg, na última terça-feira (7). A companhia é dona das plataformas Instagram, Facebook e WhatsApp.
A companhia encerrou o serviço de checagem de informações em suas plataformas, assim como regras que dificultavam a disseminação de fake news e discursos de ódio. Por exemplo, levantou a proibição para que usuários classifiquem pessoas trans ou homossexuais como “doentes mentais”.
Em nota divulgada na quarta (8), o Ministério das Relações Exteriores da França demonstrou preocupação com as mudanças e frisou que a liberdade de expressão não deve ser confundida com o “direito à viralização”.
“A França permanece vigilante e comprometida para que a Meta, assim como outras plataformas, cumpram com suas obrigações sob a lei europeia, principalmente a Lei dos Serviços Digitais”, disse a pasta.
Ainda de acordo com o Planalto, Macron reforçou o convite para que Lula faça uma visita de Estado à França, e para que participe da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, também no país europeu. Lula ainda não está liberado para viagens longas devido à cirurgia que fez na cabeça no final do ano, mas deve retomar a agenda em março.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula recebe ligação de Macron, e ambos defendem regulação das redes
Presidentes demonstraram preocupação com mudanças recentes anunciadas pela Meta, dona do Instagram e do Facebook, e defenderam que Brasil e Europa atuem em conjunto contra fake news O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (10/1) um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron. Na ligação, ambos criticaram as mudanças anunciadas pela…
Dólar tem forte queda e fecha abaixo de R$ 6,05 com fluxo e commodities
Real apresentou o melhor desempenho entre as divisas mais relevantes O dólar experimentou queda firme no mercado local nesta quinta-feira, 9, na contramão da tendência predominante de alta da moeda americana no exterior. O real apresentou o melhor desempenho entre as divisas mais relevantes, excluindo o rublo russo. Principais pares latino-americanos da moeda brasileira, os pesos mexicano e o…
Haddad reforça que Propag terá vários trechos vetados
Projeto de lei do programa que repactua as dívidas dos estados com a União será sancionado por Lula na próxima semana O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que levou ao presidente, junto com outros ministros, a sugestão de vetar medidas que causariam impacto no resultado primário das contas da União com a sanção do…