Documento elaborado em parceria com a ONU Mulheres aborda violência contra as mulheres e meninas no Brasil e apresenta panorama das políticas de enfrentamento à violência de gênero
A cartilha também identifica e explica quais os tipos mais frequentes de violência contra mulheres, quais são as características primárias e secundárias das agressões
O Ministério das Mulheres, em parceria com a Onu Mulheres, lançou a Cartilha do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios. A publicação apresenta os eixos, diretrizes e o modelo de governança do Pacto, que já conta com a adesão de 20 estados. O documento traz conceitos e diretrizes utilizados na construção do PNPF e de sua estrutura de governança e está organizado em quatro partes. A cartilha também identifica e explica quais os tipos mais frequentes de violência contra mulheres, quais são as características primárias e secundárias das agressões baseadas em gênero e quais as diferenças entre os tipos de feminicídio.
Na primeira parte encontra-se a contextualização do problema da violência baseada em gênero contra as mulheres no Brasil e a resposta do governo brasileiro com políticas públicas iniciadas na década de 1980. Na segunda parte são apresentados os conceitos que fundamentam a mudança de paradigma para a ação do governo para prevenir todas as formas de violência baseada em gênero contra mulheres e meninas em sua diversidade. A terceira parte introduz o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios com seus objetivos, princípios e diretrizes e, na quarta parte, encontra-se o modelo de governança do PNPF.
Já o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios tem como pressuposto que os feminicídios são a forma mais extrema da violência baseada em gênero contra mulheres e meninas, como tal, ocorrem após sucessivas violências, discriminações e violações aos seus direitos. Sua ocorrência não é um ato isolado, nem infortúnio que atinge a vida de apenas algumas mulheres.
De acordo com o documento, o feminicídio é um problema social cuja causa está impregnada nas desigualdades estruturais de gênero, de raça/cor e etnia e outras interseccionalidades e das desigualdades sociais e econômicas que, por sua vez, também definem os critérios de exclusão ou de inclusão e participação na cidadania para homens e mulheres.
A cartilha traz o contexto do problema da violência contra as mulheres e meninas no Brasil, apresentando um panorama histórico das políticas de enfrentamento à violência de gênero e uma reflexão sobre os paradigmas da prevenção. Também são apresentados os Objetivos, Diretrizes e Princípios do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, bem como seu Modelo de Governança.
São consideradas formas de violência baseada em gênero contra as mulheres “qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado.”
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…
Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…
Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…