Em comunicado, o Itamaraty expressou preocupação com a intensificação da crise

O governo brasileiro, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, adota uma abordagem cautelosa diante do recente agravamento do conflito na Síria. A expectativa, segundo informações divulgadas pela CNN Brasil, é de que as manifestações oficiais sejam conduzidas pelo Ministério de Relações Exteriores.
Em comunicado emitido na noite de sábado, antes da queda do presidente sírio Bashar al-Assad, o Itamaraty expressou preocupação com a intensificação da crise. A nota enfatiza a importância de proteger a população e as infraestruturas civis, além de pedir o respeito ao direito internacional. “O governo brasileiro acompanha com preocupação a escalada de hostilidades na Síria”, destacou o documento.
O posicionamento reforçou a necessidade de uma solução negociada que respeite a soberania e a integridade territorial da Síria. “O Brasil apoia os esforços para solução política e negociada do conflito na Síria, que respeitem a soberania e a integridade territorial do país”, afirmou o Itamaraty.
Ainda no texto, foi feito um apelo para que brasileiros presentes na Síria deixem o país o quanto antes, embora, até o momento, não haja previsão de operações de resgate promovidas pelo governo.
A estratégia de cautela reflete a agenda interna carregada do governo Lula e a tentativa de evitar polêmicas em temas de política externa, especialmente em cenários de conflitos sensíveis como o do Oriente Médio. Essa postura reforça o papel do Itamaraty como protagonista nas manifestações do Brasil em questões diplomáticas delicadas, deixando claro o compromisso com o diálogo e a resolução pacífica dos conflitos.
O desenrolar da crise síria continuará sob vigilância das autoridades brasileiras, que monitoram os desdobramentos enquanto defendem uma abordagem equilibrada, guiada pelos princípios do direito internacional e pela busca incessante pela paz.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Atenção, contribuinte: IPVA e licenciamento anual começam a vencer na próxima segunda (24)
Vencimentos ocorrem com base no último algarismo da placa dos veículos. IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado, enquanto o licenciamento anual só pode ser quitado à vista Os proprietários de veículos do Distrito Federal devem ficar atentos às datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da…
Governo Lula destinará mais de R$ 40 bilhões para infraestrutura das cidades e programas sociais
Novo PAC Seleções terá inscrições para segunda etapa a partir da próxima segunda-feira 247 – O governo federal anunciou um investimento de R$ 40,7 bilhões para fortalecer a infraestrutura das cidades brasileiras e ampliar programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida e o Água para Todos. A nova fase do Novo PAC Seleções permitirá que…
Acusado de tentar golpe de estado, Bolsonaro diz que quer ser julgado pelo plenário do STF
Ex-presidente questiona forma como está sendo processado e denuncia supostos abusos em investigação e julgamento 247 – Jair Bolsonaro (PL) declarou, em entrevista à Revista Oeste na última sexta-feira, 21, que deseja ser julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) após ser denunciado por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro explicou que, na sua visão, deveria ser…