Em curto espaço de tempo, parlamentares extremistas colocaram em pauta projetos já rejeitados pela sociedade e até inconstitucionais, como o da privatização das praias, alerta Otoni, no artigo

Otoni: extremistas querem paralisar o governo Lula e interromper o crescimento da economia do país
Acuada pelas investigações contra os golpistas, a extrema-direita tenta usar o Congresso Nacional para desviar a atenção da sociedade dos crimes cometidos contra a Democracia.
A intenção é óbvia – paralisar o governo Lula, interromper a extraordinária curva de crescimento da economia do país, gerar insegurança jurídica e semear o caos, que é o que sabem fazer. Por esse caminho tão prejudicial ao país querem criar uma realidade paralela e lançar uma cortina de fumaça sobre as provas que emergem contra Bolsonaro e seus cúmplices. Soa como uma espécie de golpe para encobrir o golpe.
Em curto espaço de tempo, parlamentares extremistas colocaram em pauta projetos já rejeitados pela sociedade e até inconstitucionais, como o da privatização das praias, o da volta do voto impresso e o que impõe uma asfixia ao BNDES e prejudica centenas de empresas brasileiras, tornando obrigatória a aprovação, pelo Legislativo, de cada um dos inúmeros contratos de exportação de bens e serviços a serem apoiados pelo banco de fomento. Em um exercício abstrato, imaginem os danos que isso poderia causar, em um cenário como o que temos hoje, quando as exportações do país batem recorde e alcançam US$ 312,27 bilhões, de janeiro a novembro.
Pois a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados acaba de aprovar esse bizarro e prejudicial projeto.
As ameaças à economia são flagrantes. Tudo isso acontece quando o governo Lula soma os melhores resultados – no terceiro trimestre, o PIB brasileiro superou o dos EUA e empatou com o da China, com crescimento de 4% na comparação ao mesmo período de 2023; o nível das reservas internacionais atingiu o maior patamar em cinco anos, fechando setembro em US$ 372 bilhões. Com a atuação decisiva do nosso governo, o Mercosul e a União Europeia acabam de firmar acordo comercial, após 25 anos de impasse.
Mas vamos falar das pessoas, que é para onde devem convergir todas as políticas públicas. Em novembro, o Brasil bateu recorde de emprego, com 103,6 milhões de ocupados; indústria, construção e serviços são as maiores responsáveis pela alta histórica. O número de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica do IBGE. Só em 2023, 8,7 milhões de pessoas deixaram de viver abaixo da linha da pobreza.
É contra isso que a extrema-direita se comporta, é contra as conquistas do povo brasileiro. São patriotas de araque, trabalhando contra o Brasil.
A luta é cotidiana e exige a nossa união na defesa da Democracia e dos interesses do país e do nosso povo. É fundamental que todas e todos acompanhem e pressionem os parlamentares. É fundamental mantermos a vigilância sobre as movimentações no Congresso Nacional e mostrar que estamos mobilizados. No dia 10 de dezembro, estaremos novamente nas ruas para defender a Democracia e a nossa soberania. No Rio, haverá ato no Largo da Carioca, às 16hs, e na Praça XV, às 18hs. Vamos a eles, juntas e juntos.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gilmar critica conivência do Exército com acampamentos golpistas e vê “terrorismo” no 8/1
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o relatório da Polícia Federal, que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, indica uma coordenação intensa e “proximidade, inclusive, de execução” dos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.…
Caiado anuncia data para o lançamento de pré-candidatura à presidência
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado é um dos expoentes da direita que tenta se lançar candidato à presidência nas eleições gerais de 2026 O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou, neste sábado (22/2), a data para o lançamento da pré-candidatura à presidência da República, nas Eleições de 2026. O vice da chapa, no entanto,…
DF: taxa de licenciamento 2025 vence entre dias 24 e 28 de fevereiro
Proprietários de veículos registrados no DF recebem o boleto no endereço cadastrado no registro do veículo junto com o IPVA O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou as datas de vencimento da taxa de licenciamento dos veículos registrados na capital do país. De acordo com a Instrução nº 180, publicada no Diário Oficial do DF,…