youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista à NTV Noroeste, na última sexta-feira (6). Foto: reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na última sexta-feira passada(6), em entrevista à NTV Noroeste, que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, irá anistiar os apoiadores envolvidos na invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

“Há poucos dias, o presidente Biden anistiou o filho dele. Questões fiscais, não vou entrar no mérito. O que o Trump falou? Criticou a anistia e disse: ‘E cadê o pessoal do 6 de janeiro?’”, ressaltou Bolsonaro. “Quer dizer, o Trump dá uma ideia clara de que vai anistiar o pessoal do Capitólio.”

O ex-capitão foi questionado, então, se haveria anistia para os bolsonaristas que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, após sua derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Bolsonaro respondeu evocando a tortura durante a ditadura militar. Pressionando pela própria anistia e de seus apoiadores, mencionou a gíria “ponta da praia”, usada por militares linha-dura para designar um local clandestino na Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro, conhecido por interrogatórios com tortura e eventuais execuções.

“Se depender desse governo, não. Se você tirar do governo a bandeira que ele defende agora, de que ‘salvamos a democracia’, salvou a ‘ponta da praia’, pô. Se tirar isso dele, o que sobra do Lula?”, afirmou o ex-presidente.

“Ponta da praia”

Bolsonaro já usou o termo em outras ocasiões. Uma semana antes da eleição de 2018, na qual saiu vitorioso, o então candidato disse que enviaria “a petralhada” para a “ponta da praia”.

“Petralhada, vai tudo vocês pra ponta da praia. Vocês não terão mais vez em nossa pátria porque eu vou cortar todas as mordomias de vocês. Vocês não terão mais ONGs para saciar a fome de mortadela. Será uma limpeza nunca vista na história do Brasil.”

Em 2019, Bolsonaro voltou a usar a gíria ao sugerir que servidores de órgãos federais ambientais deveriam ser enviados à “ponta da praia”. “Eu tenho ascendência, porque os diretores, o presidente têm mandato. Porque, se não tivessem, eu cortava a cabeça mesmo. Quem quer atrapalhar o progresso vai atrapalhar na ponta da praia, aqui não”, disse na ocasião.

Em 2022, ele repetiu a expressão durante a cerimônia de envio do Plano Nacional do Desporto (PND) ao Congresso Nacional. Bolsonaro, rindo, perguntou ao medalhista olímpico André Domingos, que discursava para elogiar o governo, se ele já tinha “mandado alguém para a ponta da praia”. Domingos, que era secretário de esporte em Presidente Prudente (SP), respondeu: “Já, várias vezes”. Ambos gargalharam.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…


  • Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…


  • Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…


Os comentários estão desativados.