Relatório da ONU aponta expansão no comércio brasileiro enquanto o mundo enfrenta queda geral nas importações e exportações
Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (8) revela que o Brasil liderou o aumento das exportações entre as principais economias mundiais no terceiro trimestre de 2023, destaca reportagem do Uol.
Os dados indicam uma queda de 5% no comércio global ao longo do ano, resultando em um declínio de US$ 2 trilhões. O fluxo entre as nações emergentes diminuiu e, mesmo as exportações do Sudeste Asiático, ficaram abaixo da média.
Entretanto, o cenário para o Brasil é diferente, com números positivos se destacando.
“A desaceleração do comércio de mercadorias entre as principais economias tem sido consistente nos últimos quatro trimestres”, afirmou a Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento. “No entanto, a Federação Russa registrou um crescimento anual positivo nas importações, enquanto o Brasil e a União Europeia apresentaram tendências positivas nas exportações”, constatou o relatório.
No ranking de exportações no terceiro trimestre de 2023, em comparação com 2022, destacam-se:
- Brasil: 4%
- União Europeia: 3%
- Estados Unidos: 0%
- Japão: -5%
- China: -6%
- Índia: -7%
- Coreia do Sul: -11%
- África do Sul: -11%
- Rússia: 24%
Contudo, em relação às importações, houve uma queda de 7%, em linha com as grandes economias.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.