youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Alta de 2,3 pontos frente a agosto de 2023 foi observada em todos os setores, com destaque para o comércio, indica estudo do Sebrae, que reflete o acerto das políticas econômicas do governo Lula

No governo Lula, os pequenos negócios são tratados como fundamentais para o impulsionamento da economia

Enquanto o pessimismo bate à porta de alguns analistas econômicos descolados da realidade, o país continua avançando a passos largos. Segundo o mais recente Índice de Confiança do MEI (IC-MEI), divulgado pelo Sebrae, o otimismo entre os pequenos empresários brasileiros está em alta. Segundo o levantamento, que considera os setores de comércio, serviços e indústria, o indicador avançou 4,2 pontos e, quando comparado ao mesmo período de 2023, subiu 2,3 pontos

O índice é um reflexo direto do bom momento da economia brasileira. As medidas adotadas pelo governo Lula têm contribuído para um ambiente de negócios mais propício. O crescimento econômico, gradual e constante, vem impulsionando a demanda por produtos e serviços e beneficiando diretamente os MEIs. 

Destaque para o comércio

Todos os setores apresentaram alta no IC-MEI de agosto, mas o comércio foi o que mais se destacou, com um aumento de 7,2 pontos. Isso indica que os pequenos comerciantes estão otimistas com as perspectivas de vendas e acreditam em um aumento da atividade econômica nos próximos meses.

Além do crescimento geral, o levantamento do Sebrae também revelou uma melhora significativa da confiança em todas as regiões do país, especialmente no Norte e no Centro-Oeste. Essa dinâmica regional mostra que o sentimento de prosperidade está se espalhando por todo o país. 

Porém, apesar do cenário positivo, os MEIs ainda enfrentam desafios, como o acesso ao crédito, principalmente no Nordeste, e a alta nos custos dos insumos e na escassez de mão de obra qualificada. Resolvendo essas questões, é possível criar um ambiente ainda mais favorável para os microempreendedores individuais, permitindo que expandam seus negócios, contribuam para a geração de empregos e fortaleçam suas comunidades locais, sobretudo nas regiões mais vulneráveis.

Empreendedorismo vivo

É interessante notar que, enquanto os MEIs sentem na pele a melhora da economia, alguns analistas e investidores ainda propagam uma visão pessimista sobre o futuro do Brasil. Ao mesmo tempo, esses especuladores continuam a recolher lucros inigualáveis, o que denota uma gritante dicotomia entre discurso e realidade.

Mas o que interessa é que a alta da confiança é uma notícia positiva para a economia brasileira. Ela mostra que as políticas adotadas pelo governo estão surtindo efeito e que o empreendedorismo brasileiro está vivo e vibrante. Agora, o importante é que o governo e as instituições continuem trabalhando para superar os desafios que ainda persistem. Os MEIs agradecem. E o país também.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Novo nome da esquerda vai ser testado em pesquisa para Presidência em 2026; saiba qual

    Novo nome da esquerda vai ser testado em pesquisa para Presidência em 2026; saiba qual

    Uma nova pesquisa presidencial está prevista para janeiro e incluirá o nome da deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, como representante da esquerda, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo. O levantamento testará a viabilidade de Hoffmann na disputa ao Palácio do Planalto contra possíveis candidatos da direita, como o ex-presidente Jair…


  • Enviado de Trump para América Latina já foi demitido por assediar subordinada

    Enviado de Trump para América Latina já foi demitido por assediar subordinada

    O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, neste domingo, a nomeação de Mauricio Claver-Carone como seu enviado especial para a América Latina. Conhecido por sua linha dura em relação a regimes como o de Nicolás Maduro, na Venezuela, e o governo cubano, ele será o responsável por reforçar a postura do novo governo…


  • Gleisi rechaça terrorismo fiscal e delírios da Folha sobre ‘hiperinflação’

    Gleisi rechaça terrorismo fiscal e delírios da Folha sobre ‘hiperinflação’

    “Estamos saindo de um déficit de 2,1% do PIB em 2023 para algo em torno de 0,25%, um esforço fiscal sem precedentes, e a Folha acha pouco”,  dispara a petista, em resposta a editorial do jornal Gleisi: editorial da Folha mostra que jornalão age contra o povo Em meio a mais um descabido ataque ao país…


Os comentários estão desativados.