youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Em Treasure Island, Flórida, as ruas já estão vazias após a evasão de moradores temendo o furacão Milton. Foto: The City of Treasure Island, Florida/Reuters

O furacão Milton, considerado um dos mais potentes a atingir a Flórida, nos Estados Unidos, em mais de um século, deve alcançar a costa do estado na madrugada de quinta-feira (10), segundo informações do Centro Nacional de Furacões (NHC). Mais de 1 milhão de pessoas receberam ordens de evacuação, transformando as cidades em verdadeiras áreas desertas, com congestionamentos e filas nos postos de combustível, onde mais de 40% já estão sem gasolina.

Atualmente, o Milton está a aproximadamente 340 quilômetros da costa da Flórida, com ventos de até 260 km/h, e existe a possibilidade de essa velocidade aumentar ainda mais nas próximas horas. Inicialmente, o furacão havia perdido intensidade, caindo para a categoria 4, mas logo voltou a ser classificado como categoria 5, a mais perigosa.

A previsão do NHC é de que ele toque o solo em Tampa, uma das áreas mais vulneráveis, com uma força “extremamente perigosa”. A região metropolitana de Tampa, que abriga mais de 3 milhões de pessoas, deve sofrer grandes danos, com a ameaça de inundações e destruição generalizada de casas e edifícios.

Homens abastecem galões de gasolina de reserva em Port Charlotte, na Flórida, antes da chegada do furacão Milton, em 9 de outubro de 2024. Foto: Marta Lavandier/ AP

Além de Tampa, outras áreas do estado, como Orlando, também estão em alerta. Os parques temáticos da Disney e da Universal decidiram fechar suas portas, e os aeroportos de Tampa e Orlando suspenderam todos os voos.

O impacto em Orlando pode ser igualmente devastador, especialmente considerando que a Flórida ainda está em processo de recuperação do furacão Helene, que passou pela região no final de setembro, causando dezenas de mortes.

Moradores de Orlando, na Flórida, fazem fila para comprar madeira para proteger residências antes da chegada do furacão Milton, em 8 de outubro de 2024. Foto: Jose Luis Gonzalez/ Reuters

O governador da Flórida, Ron DeSantis, enfatizou a necessidade de preparação para o que chamou de “impacto significativo”. Já a prefeita de Tampa, Jane Castor, foi mais incisiva ao alertar os moradores. “Se você estiver nela, basicamente estará no seu caixão”, disse, referindo-se ao perigo mortal para quem decidir permanecer nas áreas de risco. A cidade pode enfrentar marés de até 4,5 metros de altura, o que pode engolir residências inteiras.

A intensidade e rapidez com que o furacão Milton se formou têm surpreendido cientistas. Em menos de 46 horas, o Milton passou de uma tempestade tropical a um furacão de categoria 5, um dos aumentos de intensidade mais rápidos já registrados.

No México, onde o furacão também passou, os danos foram pequenos, sem registros de mortos ou feridos, mas as condições são bem diferentes para a Flórida, que deve enfrentar uma catástrofe natural de grandes proporções.

Enquanto as equipes de emergência se preparam para lidar com os efeitos do furacão, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, adiou compromissos internacionais para acompanhar de perto o desenrolar da situação. Ele classificou o Milton como o pior furacão a atingir a Flórida em mais de 100 anos.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene para debater os desdobramentos da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio, especialmente o enfrentamento da violência doméstica e a integração de políticas afirmativas. Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), o evento reuniu representantes de vários setores, entre eles, das forças de segurança pública, da educação,…


  • Redução da alíquota do ITBI impulsiona regularização de clubes de Brasília

    Redução da alíquota do ITBI impulsiona regularização de clubes de Brasília

    Segundo a Terracap, desde 2022, 20 clubes tiveram seus terrenos regularizados, enquanto outros 30 aguardam a nova legislação para obterem as escrituras 247 – O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou uma redução na alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITBI), visando acelerar a regularização fundiária de clubes de lazer em Brasília. O…


  • Lula brilha no G20 e fortalece união com a China

    Lula brilha no G20 e fortalece união com a China

    As relações Brasil-China emergem como um pilar do Sul Global, impulsionando o fortalecimento de países em desenvolvimento A 19ª cúpula do G20, realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2024 no Rio de Janeiro, foi um marco no desenvolvimento político do Brasil e de sua inserção no mundo como nação soberana, vocacionada para…


Os comentários estão desativados.