youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Apoiadores atacam urnas eletrônicas, criticam adversários e defendem candidatura presidencial em 2026

Pablo Marçal
Pablo Marçal (Foto: Reprodução/YT)

Após a confirmação de que o ex-coach de extrema direita Pablo Marçal (PRTB) ficou de fora do segundo turno na disputa pela prefeitura de São Paulo, o canal “Cortes do Marçal” no Discord se transformou em um espaço de protesto e frustração para seus seguidores. Criado originalmente para a divulgação de recortes da campanha do empresário, o canal agora é usado por apoiadores inconformados com o resultado das eleições, que se dedicam a teorias conspiratórias e ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

Desde o último domingo (6), o canal, que reúne mais de 172 mil membros, se tornou um “muro das lamentações”. Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, da Folha de S. Paulo, as mensagens vão desde acusações infundadas de fraude nas urnas eletrônicas até críticas ao sistema político, destacando a polarização e o clima de insatisfação com as opções disponíveis no segundo turno: Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol). Um usuário, por exemplo, disparou: “O Boulos jamais chegaria ao segundo turno. Com essa roubalheira do PT, deram um jeito de colocar ele e tirar o Marçal”.

A reportagem ainda destaca que o descontentamento também se voltou contra antigos aliados e figuras públicas como o pastor-empresário Silas Malafaia, que, durante a campanha, criticou Marçal. Alguns membros da comunidade culpam o pastor pela derrota do candidato do PRTB. U

Outro ponto de debates no canal foi a divulgação, por Marçal, de um laudo toxicológico falso atribuído a Boulos, o que gerou repercussão negativa. Diversos apoiadores reconheceram o erro e apontaram a estratégia como um “tiro no pé”, que acabou prejudicando a imagem do candidato. “Marçal e equipe deram um tiro no pé publicando o laudo falso”, comentou um usuário.

O canal também viu suas atividades serem questionadas na Justiça por Tabata Amaral (PSB), resultando na migração para outros espaços do Discord. No entanto, as discussões e teorias conspiratórias se mantiveram ativas, com o chat geral recebendo centenas de mensagens nos últimos dias.

Apesar da derrota eleitoral, muitos seguidores continuam apoiando Marçal e defendem sua candidatura à presidência em 2026. Entretanto, o futuro de Pablo Marçal na política permanece incerto. O laudo falso compartilhado por ele pode ter consequências legais e há possibilidade de que ele se torne alvo da Justiça Eleitoral. 

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Ator global bolsonarista viaja para a Flórida em meio ao furacão Milton

    Ator global bolsonarista viaja para a Flórida em meio ao furacão Milton

    Enquanto os moradores do estado da Flórida, nos Estados Unidos, deixam as principais cidades em meio à ameaça do furacão Milton, que pode ser o maior fenômeno do tipo nos últimos 100 anos, ator bolsonarista Malvino Salvador embarcou para a capital Orlando. Segundo o Metrópoles, ele pegou um voo de Brasília para os EUA na terça-feira…


  • “Tom mais enérgico”: Boulos irá focar em precarizados para atrair eleitor de Marçal

    “Tom mais enérgico”: Boulos irá focar em precarizados para atrair eleitor de Marçal

    No segundo turno das eleições em São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) focará em propostas direcionadas aos trabalhadores precarizados das áreas periféricas, como motoristas e entregadores de aplicativos, além de pequenos e médios empresários, conforme informações da Folha de S.Paulo. A campanha identificou que esse eleitorado foi atraído pelo empresário Pablo Marçal (PRTB), principalmente pela sua…


  • Justiça de SP valida indulto de Bolsonaro aos assassinos do “Massacre do Carandiru”

    Justiça de SP valida indulto de Bolsonaro aos assassinos do “Massacre do Carandiru”

    A 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) declarou a extinção das penas de todos os policiais militares condenados pelo massacre do Carandiru, ocorrido em 1992. A decisão veio após o Órgão Especial do TJ-SP considerar constitucional o indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Com informações…


Os comentários estão desativados.