youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Esta foi a principal mensagem da reunião ministerial desta quinta-feira

Presidente Lula
Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta quinta-feira, 8 de agosto, com todos os ministros no Palácio do Planalto para realizar um balanço de seu governo, que completou um ano e sete meses. A reunião também contou com a presença de líderes do governo no Congresso, no Senado, na Câmara, e de dirigentes de importantes instituições, como o Banco da Amazônia, BNDES, Banco do Brasil, Correios, Banco do Nordeste, Petrobras e IBGE.

Durante o encontro, Lula enfatizou que o momento é de focar na implementação dos projetos já anunciados, reforçando a importância de garantir resultados concretos até o fim do mandato. “Chegou a hora de cuidar do que foi plantado e fazer com que a gente possa, até o final do mandato, colher”, disse o presidente, ecoando a metáfora agrícola que marcou o tom da reunião.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, que ao final do encontro concedeu declarações à imprensa, definiu a reunião como “extremamente positiva”. Segundo ele, todos os ministros tiveram a oportunidade de apresentar as principais linhas de atuação e as perspectivas de suas respectivas pastas até o final do ano. “É uma reunião onde todos saem bastante otimistas com o momento que estamos vivendo e com o que foi planejado. Chegou o momento da colheita”, afirmou Rui.

Foco na Implementação

A orientação de Lula é clara: os ministros devem se concentrar na execução dos projetos e programas que já estão em andamento. “Hoje não teve nenhum tipo de ressalva, de chamamento de atenção e, portanto, a orientação é de que a gente busque monitorar. O que o presidente enfatiza é que chegou a hora de implementar aquilo que foi anunciado”, reforçou o ministro Rui Costa.

Lula fez uma avaliação positiva do governo até o momento, destacando a estabilidade econômica, o aumento das taxas de emprego com carteira assinada, a queda do desemprego e o controle da inflação. “O que fizemos aqui neste um ano e oito meses era impensável de ser feito. Eu posso afirmar a vocês que já fizemos mais do que a gente tinha feito no nosso governo passado”, declarou o presidente.

Cenários Econômicos e Orçamentários

Durante a reunião, o Ministério da Fazenda apresentou indicadores econômicos favoráveis, com destaque para o crescimento substancial das linhas de crédito oferecidas pelos bancos, abrangendo desde o microcrédito até o financiamento para grandes empresas. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos principais projetos do governo, já alcançou 30% de execução financeira em agosto, conforme relatado pela Casa Civil.

Rui Costa também abordou a questão do orçamento, reafirmando o compromisso de Lula com a responsabilidade fiscal. Ele destacou que os ministérios estão ajustando seus programas em conformidade com o orçamento disponível. “É necessário o corte em função do compromisso reiterado muitas vezes pelo presidente de compromisso com a política fiscal, com a responsabilidade fiscal, com o equilíbrio fiscal. O corte faz parte da reafirmação desse compromisso do presidente e todos estão cientes disso e vida que segue. Vai ter que se ajustar isso dentro do cronograma de execução dos programas de cada ministério”, explicou.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Decreto de Lula estabelece novas regras para uso de força por policiais

    Decreto de Lula estabelece novas regras para uso de força por policiais

    Entre as medidas definidas está que a arma de fogo deverá ser usada como medida de “último recurso” O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto, nesta terça-feira (24/12), que estabelece diretrizes para o uso da força em operações policiais e prevê a aplicação de instrumentos de menor potencial ofensivo pelas polícias em…


  • Moraes diz que Silveira usou ida a hospital como álibi e mantém prisão

    Moraes diz que Silveira usou ida a hospital como álibi e mantém prisão

    Ex-deputado Daniel Silveira passa o Natal na cadeia por violar condições de liberdade condicional O ex-deputado Daniel Silveira será mantido preso por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Silveira passou por audiência de custódia nesta terça-feira (24/12), após ser preso novamente na madrugada desta véspera de Natal. Em decisão assinada na tarde desta terça,…


  • PF vai investigar queda da ponte que liga Tocantins ao Maranhão

    PF vai investigar queda da ponte que liga Tocantins ao Maranhão

    Equipe da PF vai apurar responsabilidades pela queda da ponte. Relatório do Dnit de cinco anos atrás apontava “vibrações excessivas” A Polícia Federal (PF) iniciou investigações para apurar as responsabilidades relacionadas à queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada sobre o Rio Tocantins, que conecta os estados de Tocantins (TO) e Maranhão (MA). A tragédia ocorreu no…


Os comentários estão desativados.