Empresa ligada a Paulo Guedes é a mais cotada para a compra do Polo de Urucu
A Eneva S/A, empresa indicada como a mais provável compradora do Polo de Urucu, a maior reserva terrestre de gás natural, localizada na Bacia dos Solimões, no Amazonas, tem uma relação direta com o ministro da Economia, Paulo Guedes, responsável pelo programa de privatizações do governo federal.
O principal acionista da Eneva é o banco BTG Pactual, cujo ministro é um de seus fundadores e ainda exerce influência no grupo.
A informação faz parte da análise sobre Urucu, realizada pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps) para o Observatório Social da Petrobrás (OSP).
O levantamento mostra que o BTG Pactual, segundo o Relatório de Referência da Eneva de 2020, é dono de 21,3% do total das ações da empresa de energia.
Outro importante acionista é o fundo de participações Cambuhy, do banqueiro Pedro Moreira Salles, dono do Itaú Unibanco, com 22,8% das ações.
Existem ainda mais dois acionistas relevantes, as cariocas Dynamo Investimentos e Atmos Capital (que tem relação também com a Cosan, que se comprometeu a comprar a fatia de 51% da Petrobrás na Gaspetro), com 6,25% e 5,31%, respectivamente.
Com a possível compra de Urucu, a Eneva ganhará força no mercado, passando a ser a segunda maior produtora de gás natural do país. A negociação envolve a venda de 10% da produção de gás nacional, pertencente à Petrobrás.
A Eneva passaria, então, a produzir 14% de todo o gás brasileiro, mais que a Shell, que detém 11% da produção. A empresa já possui outros ativos na região Norte, os campos Azulão e Juruá.
No coração da Amazôni
“Quanto mais leve for o óleo bruto (menor densidade, maior grau API), maior o seu valor agregado, pois gera uma maior parcela de derivados ‘nobres’”, explica Dantas.
O complexo de Urucu é economicamente muito importante para o Amazonas, respondendo por 15% do PIB do estado e por grande parte do abastecimento de petróleo e gás regional.
Em dezembro de 2020, de acordo com o estudo, o polo foi responsável pela produção de 38% do gás natural e 18% do petróleo extraído do Norte e Nordeste.
Por Alessandra Martins, Observatório Social da Petrobrá
Por favor inscreva-se em meu canal youtube e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário.
Site:https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site:https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook:https://https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Facebook:https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook:www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter:https://twitter.com/JTaguacei
Instagram:www.instagram.com/ceilandiaemalerta@ceilandiaemalerta
vídeos.https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY