Sessão solene foi realizada em razão da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que reúne mais de 8 mil indígenas em Brasília

Sessão solene em homenagem aos povos indígenas na Câmara dos Deputados.
Em sessão solene em homenagem a 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), nesta terça-feira (8/4), a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, destacaram a resistência e as demandas atuais dos povos originários. O ATL, que reúne mais de 8 mil indígenas em Brasília, homenageia os 20 anos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).
“Não é possível que ainda nesta casa [Congresso Nacional] não enxerguem essa força, resiliência, persistência e luta”, criticou Juliana Cardoso, referindo-se à luta contra o desmatamento e a violência dos povos indígenas. “Não dá mais para a gente poder ficar só ouvindo esse grito da nossa floresta, que ela precisa ficar em pé, basta desse desmatamento”, afirmou.
Para a primeira deputada federal indígena do PT, é preciso combater as mudanças climáticas pensando nos biomas brasileiros. “Chega de um progresso que derruba nossas florestas. Homens e mulheres do capital não entendem que, se não combatermos a crise climática, não haverá dinheiro que os salve, porque vão acabar com todos os nossos biomas”, apontou Juliana. Ela também exigiu demarcação já e o fim da violência contra os povos indígenas.

APIB
A ministra Sônia Guajajara saudou o ATL, “a maior assembleia indígena do mundo”, e lembrou a trajetória de resistência da APIB. “Somos povos originários, os primeiros brasileiros desta nação”, declarou. Ela destacou o tema desta edição – “APIB somos todos nós: em defesa da Constituição e da Vida” – e reforçou a importância da mobilização. “O ATL é sinônimo de luta, resistência, mas também de beleza, diversidade e sabedoria ancestral”.
Guajajara ainda condenou ameaças como o marco temporal e a mineração em terras indígenas. “Nunca mais um Brasil sem nós. Nossas raízes são profundas, e nossa luta é a mãe de todas as lutas”. A ministra convocou governos e parlamentares a ouvirem as demandas indígenas e lembrou aqueles que “tombaram na defesa de seus territórios”.

Governo Lula
A ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, reforçou o compromisso do governo Lula com a Comissão da Verdade Indígena e a proteção de lideranças ameaçadas. “Estamos ciente do pedido para a instituição da Comissão Nacional da Verdade Indígena, a prestação de contas para a sociedade, sobre ausência de acordo da Câmara de Conciliação do Supremo Tribunal Federal sobre o marco temporal. A gente sabe que essa é outra demanda fundamental e importante na pauta do ATL”.
Macaé também destacou que o ministério acompanha com “muita preocupação” o assassinato de lideranças indígenas e as permanentes ameaças aos povos originários. “É preciso enfrentar essa situação de impunidade sistêmica que está na base dos atentados e assassinatos dirigidos às lideranças indígenas de várias etnias”.

Acampamento Terra Livre
Entre os dias 7 e 12 de abril, a capital federal transforma-se no epicentro da luta indígena com a realização do 21º Acampamento Terra Livre (ATL), considerado o maior encontro dos povos originários do País. Com o tema “APIB somos todos nós – Em defesa da Constituição e da Vida”, a edição deste ano marca as duas décadas de trajetória da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), entidade responsável pela organização do evento.
A programação do ATL 2025 reúne uma série de atividades estratégicas, incluindo debates políticos, plenárias temáticas, atos públicos e manifestações culturais que fortalecem a identidade dos mais de 300 povos originários do Brasil. A mobilização começou no domingo (6/4), quando as primeiras delegações indígenas, vindas de todas as regiões do país, ocuparam o Eixão de Brasília.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Sepultura do papa Francisco é aberta para visitação
Fiéis podem visitar, a partir deste domingo, o túmulo do jesuíta argentino, na Basílica de Santa Maria Maggiore. O local onde o corpo do papa foi enterrado é marcado pela simplicidade Roma — Desde as 4h da manhã no horário de Roma (23h de sábado no Brasil), uma fila começou a se formar na lateral da…
Barroso diz que 8 de Janeiro é “imperdoável” e defende punições
Presidente do STF afirma que mudar penas é prerrogativa do Congresso, mas descarta perdão aos golpistas 247 – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou ser contrário à anistia dos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Em entrevista ao jornal O Globo, Barroso declarou que “anistia significa perdão, e o…
Defesa de Collor apresenta novo laudo médico e pede prisão domiciliar devido a “comorbidades graves”
Relatório médico enviado ao STF destaca Doença de Parkinson, apneia do sono e transtorno bipolar como justificativas para o pedido 247 – A defesa do ex-presidente Fernando Collor enviou, neste sábado (26), ao Supremo Tribunal Federal (STF) um novo relatório médico, reiterando o agravamento de comorbidades graves que, segundo os advogados, justificam a necessidade urgente de…