Programa Celular Seguro permitirá recuperação de celulares roubados, coibindo comércio ilegal. Quem não comprovar posse deverá devolver dispositivo

“O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima”, explica o secretário-executivo da Justiça

O governo Lula, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), iniciou uma nova etapa do Programa Celular Seguro. A iniciativa possibilita o envio de mensagens automáticas via WhatsApp para celulares que tenham registro de roubo, furto ou perda. O alerta será disparado assim que um novo chip for instalado em um aparelho com restrição, por meio dos números verificados 2025-3003 ou 2025-3000.

A medida tem como principal objetivo restituir os aparelhos às vítimas e combater o comércio ilegal de celulares roubados, evitando que pessoas de boa-fé sejam prejudicadas ao adquirir dispositivos com pendências legais.

O que fazer ao receber o aviso

Quem receber a notificação deve acessar o site www.gov.br/celularseguro para seguir as instruções fornecidas. Em seguida, será necessário comparecer a uma delegacia da Polícia Civil para regularizar a situação.

Caso a pessoa não apresente a nota fiscal do aparelho, nem comprove ter sido a responsável por registrar o alerta de roubo, furto ou perda, o celular deverá ser devolvido.

O envio das notificações será feito somente se o titular da linha original tiver ativado o Modo Recuperação no sistema Celular Seguro.

Ferramenta gratuita

Para evitar a compra de aparelhos com pendências, o ministério disponibilizou o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição, integrado ao sistema Celular Seguro. Qualquer cidadão pode consultar se um aparelho possui registro de roubo, furto ou extravio antes de efetuar a compra.

A verificação pode ser feita pelo IMEI, número único que identifica cada celular. É possível inserir o IMEI manualmente (15 dígitos) ou utilizar a câmera do telefone para ler o código de barras do aparelho consultado.

Como verificar o IMEI de um celular

Para descobrir o IMEI de um celular, digite o código *#06# no teclado como se fosse realizar uma chamada. O número (ou números, em caso de celulares com mais de um chip) aparecerá na tela junto a um código de barras.

Com isso, basta usar o aplicativo Celular Seguro, selecionar a opção “Celulares com Restrição” e fazer a leitura para verificar se o aparelho está limpo. Se não houver bloqueio, o celular pode ser adquirido com segurança.

Combate ao comércio ilegal

“O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima e, ao mesmo tempo, descobrir e combater os criminosos que comercializam esses aparelhos, fazendo uma nova vítima: a pessoa que comprou de boa-fé”, explicou o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

Com bases de dados que somam mais de 18 milhões de registros, a plataforma oferece uma importante ferramenta para a segurança do consumidor e a prevenção de crimes envolvendo celulares.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Folha celebrava mortes da ditadura, diz roteirista de documentário sobre o jornal

    Folha celebrava mortes da ditadura, diz roteirista de documentário sobre o jornal

    A ditadura militar instaurada no Brasil após 1964 deixou um rastro de famílias destruídas, torturas, mortes e traumas psicológicos profundos. Também legou um conjunto de evidências sobre os agentes da repressão: seus financiadores, algozes e mandantes. Baseada no recém-lançado livro “A Serviço da Repressão: Grupo Folha e Violações de Direitos na Ditadura” — que dá…


  • Bolsonaristas mudam foco de vítimas para médicos para tentar aprovar lei antiaborto

    Bolsonaristas mudam foco de vítimas para médicos para tentar aprovar lei antiaborto

    Parlamentares de oposição criaram uma nova estratégia no movimento antiaborto e fizeram alterações o projeto de lei, aumentando penas para médicos que realizarem o procedimento. O texto é da autoria de Sóstenes Cavalente (RJ), líder do PL na Câmara dos Deputados. O texto do PL 1904/24, que equipara o aborto acima de 22 semanas de…


  • Bolsonarista Regina Duarte recusa decorar falas e diz que só volta à TV com personagem “muda”

    Bolsonarista Regina Duarte recusa decorar falas e diz que só volta à TV com personagem “muda”

    No ‘Conversa com Bial’, exibido na terça-feira (22), Regina Duarte afirmou que não pretende mais decorar textos. Com 60 anos de carreira, a bolsonarista disse que só aceitaria atuar na próxima novela de Aguinaldo Silva, ‘Três Graças’, se sua personagem fosse “muda”. “Fiz isso a minha vida inteira. Trabalhava 24 horas por dia: 12 gravando…


Os comentários estão desativados.