Acolhimento será feito pela Defensoria Pública do DF e pela Polícia Civil do DF. Portaria conjunta foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (8)
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vão acolher mulheres vítimas de violência doméstica que sofreram danos bucais para a realização de tratamentos de saúde. A Portaria Conjunta n° 04 foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (8).
A DPDF deverá elaborar edital de credenciamento para instituições que tenham interesse em contribuir com a melhoria da sociedade brasiliense e a recuperação da autoestima das vítimas de violência doméstica, credenciar a instituição interessada em prestar os serviços odontológicos, recepcionar e acolher as mulheres, por intermédio da Subsecretaria de Atividade Psicossocial (Suap), realizar o cadastro e a triagem das vítimas de violência doméstica encaminhadas pela PCDF, além de direcionar as vítimas às instituições credenciadas para realizar o tratamento de acordo com os danos provenientes das agressões.
A medida garante acesso a tratamentos odontológicos adequados e contribui para a recuperação da autoestima das vítimas | Foto: Divulgação/ DPDF
A PCDF ficará responsável por realizar a perícia odontológica nas mulheres vítimas de violência doméstica, a fim de verificar os danos provenientes das agressões, além de encaminhá-las à DPDF.
O defensor público-geral substituto, Fabrício Rodrigues, reforça que a medida garante acesso a tratamentos odontológicos adequados e promove a segurança das vítimas. “A parceria é fundamental para garantir que mulheres vítimas de violência doméstica recebam assistência abrangente, não apenas para resolver questões legais, mas também para tratar os danos físicos e psicológicos resultantes da violência”, defende.
*Com informações da DPDF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- 61 anos do golpe de 64: “impunidade é prenúncio de novo golpe”, alerta Marcelo Uchôa
- ‘Volta por cima’: Lula prepara evento para divulgar ações do governo
- Com generais réus por golpe, Brasil, enfim, pode enterrar cadáver de 1964
- Papa Francisco pede ‘tempo de cura’ e emociona fiéis em novo apelo pela Quaresma
- Brasil Dando a Volta por Cima: governo Lula celebra avanços e projeta futuro do povo