youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Em carta, lida pela presidenta Gleisi, o presidente Lula destaca o trabalho conjunto “por uma ordem global multipolar e por uma governança global mais justa e representativa”

Na abertura do seminário, a presidente Nacional do PT leu carta do presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, endereçado ao presidente Xi Jinping

A presidenta Gleisi Hoffmann e uma delegação do Partido dos Trabalhadores participaram, nesta terça-feira, 9, do VII Seminário Teórico entre o PT e o PC Chinês, em Pequim, recebidos por Liu Jianchao, ministro do departamento internacional do Comitê Crntral do PCCh.

A visita da delegação brasileira ao país segue até  o dia 20 de abril, afirmando uma parceria entre o PT e o Partido Comunista Chinês que completa 40 anos neste ano. A realização do VI Seminário Teórico PCCh-PT faz parte do fortalecimento da relação e da cooperação política entre os dois partidos.

“Nossos partidos fazem 40 anos de relações políticas constituídas. A primeira delegação petista a visitar a China foi em 1984. A delegação deste ano e a presença no seminário teórico é a maior de nossa história, convidada pelo partido chinês”, disse Gleisi em suas redes sociais.

Na abertura do seminário, a presidente Nacional do PT leu carta do presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, endereçado ao presidente Xi Jinping (veja o vídeo abaixo).

Na carta (leia a íntegra da carta), o presidente Lula destaca o trabalho conjunto “por uma ordem global multipolar e por uma governança global mais justa e representativa”.

E defende, ainda segundo a nota, “a coexistência pacífica entre as grandes potências, com oportunidades de desenvolvimento e o bem-estar para todos”.

Na agenda do encontro, estão intercâmbio de experiências em áreas como desenvolvimento sustentável, redução de pobreza e proteção do meio ambiente, entre outros.

https://youtube.com/watch?v=lYCbjLiXXNg%3Ffeature%3Doembed%26modestbranding%3D1%26showinfo%3D0%26rel%3D0

Intercâmbio de experiências

Ainda segundo Gleisi, no ano passado uma delegação de alto nível do PCCh, coordenada por Li Xi, do Comitê Central do Partido visitou o Brasil e assinou um termo de acordo de cooperação com o PT.

“Consideramos muito relevante o estreitamento de laços entre os dois partidos, seja pela China ter grande importância econômica e comercial para o Brasil, seja pela importância política de promover alinhamento cada vez maior entre os partidos progressistas e de esquerda do mundo para enfrentar o movimento da extrema direita que cresce”, afirmou Gleisi.

A delegação do PT é chefiada, em um primeiro momento, pela presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e coordenada pelo secretário de Relações Internacionais, Romenio Pereira.

O secretário passará a chefiar a delegação após o retorno da presidente Gleisi, que permanecerá apenas cinco dias na China, devido ao cumprimento de agenda política nacional.

A delegação petista é formada por representantes de todas as regiões do Brasil, 8 deputados e deputadas federais, 7 deputados e deputadas estaduais.

Também integram a delegação 13 lideranças do partido, entre eles, Valter Pomar, membro do Diretório Nacional e diretor da Fundação Perseu Abramo e Monica Valente, membro da Executiva Nacional e secretária Executiva do Foro de São Paulo.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.