Preso nesta quinta (8) pela Polícia Federal por suspeita de atuar em organização criminosa que planejou golpe de Estado, o ex-assessor de Jair Bolsonaro Filipe Martins ganhou projeção em 2018 indo ao ar na GloboNews. À época, ele era descrito como um simples “professor de Política Internacional” pela emissora.
Em novembro daquele ano, ele participou do programa “Painel”, da GloboNews, ao lado de Fernanda Magnotta, Doutora em Relações Internacionais, e Elaini Silva, Doutora em Direito Internacional, em debate conduzido pela jornalista Renata Lo Prete.
Apesar da apresentação simples, como se fosse um especialista, Martins já era seguidor do guru Olavo de Carvalho e falava sobre suas loucuras, como “globalismo”. Ele, que já era apontado como possível conselheiro diplomático do governo Bolsonaro, também defendia uma posição mais ideológica na política externa do país.
Agora, seis anos após sua emissora dar projeção ao olavista, Fernando Gabeira tenta reescrever o passado e diz que “não conhece esse jovem”.