youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Presidente Lula embarca para os Estados Unidos nesta quinta-feira (9/2) e se encontra com o presidente Biden na sexta (10)

Presidente Lula embarca para os Estados Unidos nesta quinta-feira (9/2) e se encontra com o presidente Biden na sexta (10)

Flávia Said

O presidente Lula faz primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto e pede boa relação com o Congresso Nacional. Na imagem ele sentado, pensativo e com a mão no rosto, com bandeiras do Brasil atrás - Metrópoles

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na primeira viagem oficial aos Estados Unidos em seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá reunião com o mandatário dos EUA, Joe Biden, nesta sexta-feira (10/2). Entre os assuntos que devem ser tratados, estão o combate às mudanças climáticas, a segurança alimentar, o desenvolvimento econômico, além de questões migratórias. Outros temas globais também estarão na agenda, como a guerra na Ucrânia, mas os dois líderes não deverão se aprofundar neles.

O governo brasileiro deve pedir apoio às ações de proteção ambiental, em especial na Amazônia, e a defesa intransigente da democracia, pouco mais de um mês depois dos atos de 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inconformados com o resultado eleitoral invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Biden foi um dos primeiros chefes de Estado a manifestar repúdio aos ataques e expressar solidariedade ao governo brasileiro. Considerando a invasão do Capitólio por apoiadores radicais de Donald Trump, em 6 de janeiro de 2021, os dois líderes deverão intercambiar experiências. O governo brasileiro espera reforço do apoio dado pela Casa Branca à democracia no Brasil, cuja polarização aumentou após as eleições de 2022.

Em comunicado divulgado no fim de janeiro, a Casa Branca informou: “Durante o encontro, os dois presidentes vão discutir o inabalável apoio dos Estados Unidos à democracia brasileira e como podem continuar trabalhando juntos para promover a inclusão e os valores democráticos ao redor do mundo”.

Em briefing divulgado na terça-feira (7/2), o embaixador Michel Arslanian Neto, secretário de América Latina e Caribe, disse que o foco da viagem de Lula é de “caráter político”. O representante lembrou que, imediatamente após a vitória de Lula em segundo turno, o governo americano fez o convite para a visita.

Segundo o colunista do Metrópoles Guilherme Amado, os governos americano e brasileiro traçaram quatro tópicos centrais para nortear a conversa entre os dois presidentes na Casa Branca.

– Clima;
– Democracia, diretos humanos e equidade racial;
– Comércio e investimentos;
– Assuntos globais, como Ucrânia e Venezuela.

Siga nossas redes sociais

https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta