youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O petista fez pedidos de alteração ao curador da coleção para que a galeria contenha mais dados da história. “Eu quero que conte a história. A Dilma foi eleita, foi reeleita, depois sofreu impeachment, sabe, por um golpe”, apontou

Presidente Lula em visita à exposição sobre o 8 de janeiro, em cartaz no térreo do Palácio do Planalto – (crédito: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, nesta quinta-feira (9/1), a galeria dos presidentes, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o petista pediu ao curador que as fotos possuam mais informações históricas e criticou o governo do adversário, Jair Bolsonaro.

“Eu quero que conte a história. A Dilma foi eleita, foi reeleita, depois sofreu impeachment, sabe, por um golpe. Depois esse aqui [Michel Temer] que não foi eleito. Esse aqui tomou posse em função do impeachment da Dilma”, iniciou o presidente, relembrando os ocorridos entre 2016 e 2017. 

“Depois esse aqui [Jair Bolsonaro] foi eleito em função das mentiras”, acrescentou. 

O chefe do Executivo pediu ao curador, que acompanhava a visita do presidente à galeria, para que, além dos nomes, data de nascimento e de morte, exista o período que governou e uma breve história do que ocorria à época. O primeiro exemplo que ele utilizou foi o de Getúlio Vargas, que assumiu o poder em 1930, pela primeira vez.

“Ele foi tirado do governo [em 1945], por um golpe militar. Depois ele volta, em 1950, eleito pelo povo, e depois, em agosto de 1954, se matou”, relembrou o presidente. “Quero que quando a pessoa venha aqui, ao olhar nas fotos deles, saiba o que aconteceu com cada um. Não estou dando serviço, estou só falando de história”, complementou. 

A galeria dos presidentes foi reinaugurada recentemente, em novembro do ano passado. Ela foi destruída nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023 e demorou mais de um ano para ser refeita. 

Lula esteve na galeria, após visitar a exposição que acontece no térreo do Palácio do Planalto, sobre as obras de arte e patrimônio cultural destruídos e restaurados, após vândalos invadirem as sedes dos Três Poderes, em 8/1.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Defensoria Pública garante a suspensão de demolição em área ambiental

    Defensoria Pública garante a suspensão de demolição em área ambiental

    A área é ocupada pela Vila Cultural Cobra Coral, que afirma que já ocupava o local antes da criação do Parque Ecológico da Asa Sul A atuação da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) garantiu a suspensão das operações de remoção de edificações na área do Parque Ecológico da Asa Sul. A decisão foi proferida pelo Tribunal…


  • Alckmin nega reforma ministerial e fala de “mudanças pontuais”

    Alckmin nega reforma ministerial e fala de “mudanças pontuais”

    O vice-presidente também afastou a possibilidade de substituir Múcio no Ministério da Defesa O vice-presidente, Geraldo Alckmin afirmou, nesta quinta-feira (9/1) que não deve ocorrer uma reforma ministerial no governo, somente algumas “mudanças pontuais”. Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a primeira modificação do ano, ao mudar a chefia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência…


  • Lula vetará medidas que causam impacto primário em PL da dívida dos estados, diz Haddad

    Lula vetará medidas que causam impacto primário em PL da dívida dos estados, diz Haddad

    Ministro da Fazenda não exemplificou quais seriam as medidas que devem ser vetadas pelo presidente, que deve decidir sobre o assunto somente na próxima segunda-feira (13/1) O Projeto de Lei Complementar (PLP) que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) deve ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até a próxima…


Os comentários estão desativados.