O início do Big Brother Brasil 2024, na última segunda-feira (8), gerou muita repercussão nas redes sociais. Um dos tópicos discutidos foi a primeira Prova do Líder. Alguns internautas apontaram a falta de acessibilidade para o medalhista paralímpico Vinícius Rodrigues por parte da TV Globo.
Durante a competição, o participante teve que remover sua prótese na perna esquerda para completar um circuito que incluía sair de uma piscina de bolinhas, rastejar por uma substância verde e acionar um botão.
“Não estamos buscando privilégios para ele, mas é fundamental garantir equidade na competição, de modo que sua deficiência não seja um obstáculo para o seu desempenho no jogo”, afirmou o defensor da inclusão Ivan Baron em sua conta no X, antiga plataforma conhecida como Twitter.
Em um momento posterior, a produção do BBB informou a Vinícius que ele poderia trocar sua prótese por uma adaptada para contato com água. Um usuário das redes sociais destacou que o problema poderia ter sido evitado se houvesse alguém na produção especializado no assunto que percebesse antecipadamente.
Outra situação que o público considerou como preconceituosa ocorreu durante a prova, quando o participante Maycon, que é cozinheiro, questionou se poderia dar um apelido para a perna amputada do atleta, que permaneceu em silêncio.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.