Nesta quinta-feira (8), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar o nome do primeiro ministro do seu governo. O ex-ministro José Múcio Monteiro deverá comandar o Ministério da Defesa.
De acordo com informações do colunista Lauro Jardim, do Globo, interlocutores próximos ao petista afirmaram que o acerto foi feito num encontro entre Lula e o próprio Múcio, realizado no hotel em que o presidente eleito está hospedado em Brasília.
Lula já havia dito na última semana que só iria começar a tornar público o seu ministério depois que fosse diplomado pelo TSE, o que acontece na próxima segunda-feira (12). No entanto, o que teria feito mudar o planejamento foi a necessidade de Múcio poder interagir com os Altos Comandos das Forças Armadas já ungido oficialmente no cargo.
Múcio, após o anúncio, já poderá procurar os comandantes das três forças para definir os nomes dos seus sucessores. Como reza a tradição militar e o combinado entre Lula e Múcio, os novos comandantes serão os oficiais mais antigos de cada força.
Diante disso, o novo comandante do Exército será o general Julio Cesar de Arruda, chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Já para a Marinha, irá o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire. O brigadeiro Marcelo Damasceno irá comandar a aeronáutica.
Siga nossas redes sociais
https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta