O objetivo central da nova política externa de Trump para a América Latina é construir uma coalizão regional contra o regime de Nicolás Maduro
O governo de Donald Trump, que se inicia em 20 de janeiro, pretende adotar uma estratégia de “pressão máxima” sobre a Venezuela, segundo informações divulgadas por assessores republicanos ao jornalista Jamil Chade, no portal UOL. O objetivo central da nova política externa de Trump para a América Latina é construir uma coalizão regional contra o regime de Nicolás Maduro. De acordo com os conselheiros, essa abordagem visa a reduzir a influência de potências estrangeiras, como China e Irã, na região, ao mesmo tempo em que impulsiona uma política energética focada em fontes locais de petróleo.
O Projeto 2025, documento elaborado por 140 ex-conselheiros de Trump e coordenado por Kiron Skinner, que atuou como diretora de Planejamento de Políticas no Departamento de Estado em seu primeiro mandato, orienta a nova estratégia republicana para a Venezuela. No texto, Skinner afirma que “a liderança comunista (da Venezuela) se aproximou de alguns dos maiores inimigos internacionais dos Estados Unidos, incluindo a China e o Irã, que há muito tempo buscam uma posição nas Américas”.
Com a nova administração, Trump promete revisar a postura adotada por Joe Biden, que tentou alcançar uma solução pacífica com Maduro por meio do acordo de Barbados em outubro de 2023. Esse acordo previa eleições livres em troca da retirada de parte das sanções impostas pelos EUA. No entanto, republicanos afirmam que Biden “foi trapaceado” pelo líder venezuelano, e que agora o tempo para diálogos pacíficos estaria se esgotando.
Energia como pilar estratégico
A nova política de Trump também pretende focar em uma reestruturação das relações energéticas para reduzir a dependência dos Estados Unidos de regiões distantes. A intenção, segundo os documentos, é concentrar o abastecimento de petróleo e gás no hemisfério, em cooperação com o México e o Canadá. “Os Estados Unidos devem trabalhar com o México, o Canadá e outros países para desenvolver uma política energética focada no hemisfério”, detalha o documento, defendendo uma produção integrada que garanta o fluxo de energia na América.
Esse posicionamento, segundo os republicanos, ajudaria a fortalecer os laços econômicos e históricos com a região, evitando que países latino-americanos entrem na “esfera de atores estatais externos antiamericanos”. No entendimento de Skinner e outros conselheiros, apenas uma integração energética próxima e segura poderá proteger os interesses econômicos e geopolíticos dos EUA.
Brasil pressionado a adotar posição mais firme
Para Trump e seus assessores, a postura do Brasil em relação ao governo Maduro também terá que ser revisada, com uma expectativa de um posicionamento mais claro do país. Em setembro, uma missão do governo brasileiro em Washington já havia notado o tom de “forte pressão” dos republicanos sobre a Venezuela. Contudo, a decisão do Brasil de não reconhecer o resultado das eleições de julho em Caracas foi vista como um gesto positivo, facilitando o início de um diálogo entre as administrações.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha
Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF Proposta do deputado Ricardo Vale (PT) prevê programação de atividades educativas para enfrentamento à violência contra as mulheres Em mais um passo para fortalecer a luta contra a violência de gênero, foi sancionada nessa quinta-feira (21) a Lei que institui a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha no Distrito…
Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher
Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene para debater os desdobramentos da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio, especialmente o enfrentamento da violência doméstica e a integração de políticas afirmativas. Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), o evento reuniu representantes de vários setores, entre eles, das forças de…
Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia
O Programa Reciclotech, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do GDF, em parceria com a ONG Programando o Futuro e a FAP-DF, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos em Ceilândia.A ação faz parte de um projeto inovador que alia responsabilidade social e ambiental, oferecendo capacitação profissional em áreas de tecnologia…