Revelações da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 expuseram um plano detalhado que buscava a abordagem e captura do presidente Lula (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Arquivos eletrônicos recuperados pela PF indicam que os golpistas coletaram informações detalhadas sobre as rotinas dos seguranças de Lula e Moraes, incluindo nomes dos agentes e o tipo de armamento utilizado, conforme informações do UOL.
O plano dos golpistas incluía a abordagem e captura tanto de Lula quanto de Moraes, e, pelo teor das informações obtidas, fica claro que estavam preparados para a possibilidade de um confronto armado e violento com as equipes de segurança das autoridades.
Vale destacar que, no dia do ataque, nem Lula nem Moraes se encontravam em Brasília. O presidente estava em viagem a Araraquara, em São Paulo, enquanto o ministro do STF estava em Paris, na França.
As descobertas levaram o ministro Alexandre de Moraes a prorrogar o inquérito por mais 60 dias, permitindo o aprofundamento das investigações com vistas a possíveis indiciamentos de líderes, executores e financiadores do golpe, esperados para o final de dezembro ou início de 2025.Play Video
Entre os investigados está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que já busca apoio no Congresso para uma eventual anistia, mesmo antes de qualquer denúncia judicial.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Comissão de Segurança do Senado vai ouvir ministro da Justiça e secretários de RJ e SP sobre crime organizado
Convite foi feito após Antônio Vinicius Lopes Gritzbach,delator de uma facção criminosa, ter sido assassinado a tiros de fuzil no Aeroporto de Guarulhos A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (12) convite para que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e os secretários de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme…
Paulo Pimenta apoia o fim da escala 6×1: “toda iniciativa para melhorar a vida da classe trabalhadora terá nosso apoio”
“Temos uma luta histórica em defesa da redução da jornada de trabalho”, disse o ministro O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta (PT), anunciou nesta terça-feira (12) que é favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca acabar com o regime de trabalho 6×1. A PEC, de…
Brasileiros temem deportação após vitória de Trump: “Me preparando para perder tudo”
Brasileiros e outros imigrantes latinos temem ser deportados após a vitória de Donald Trump na eleição dos Estados Unidos. A preocupação aumentou após o presidente eleito anunciar a escolha de Tom Homan para o Serviço de Imigração e prometer “a maior deportação em massa” da história do país. Segundo autoridades americanas, há cerca de 4…