youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está analisando medidas para um pacote de corte de gastos e estuda incluir mudanças no abono salarial, mas descarta a desvinculação de benefícios do salário mínimo. Em reunião recente, ministros e assessores discutiram opções para ajustar o abono, que atualmente custa R$ 30,7 bilhões ao ano, concentrando o benefício para as famílias de renda mais baixa. A ideia é redirecionar o auxílio sem afetar o acesso ao benefício para os mais necessitados.

Embora a desvinculação de benefícios previdenciários do salário mínimo tenha sido defendida por alguns economistas, o governo afastou essa possibilidade. Outras propostas, como a alteração dos pisos constitucionais de saúde e educação, também estão na mesa, mas a expectativa é que esses setores sejam preservados de mudanças significativas, em troca de um compromisso do Ministério da Saúde para reduzir outros gastos.

O pacote também inclui medidas de reforço no controle de programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Uma proposta prevê a exigência de biometria para beneficiários, que já foi implementada para novos inscritos, mas agora pode se estender a benefícios antigos. Essa atualização busca aumentar a precisão no monitoramento dos beneficiários e reduzir fraudes.

Outra proposta em análise é ampliar a frequência de atualização dos cadastros do BPC, passando de 48 para 24 meses, a fim de garantir que o benefício chegue a quem realmente precisa. Segundo o ministro Wellington Dias, a meta é preservar direitos, evitando cortes para beneficiários legítimos do Bolsa Família e BPC.

No pacote fiscal, o governo também descarta a criação de um limite global para o crescimento de despesas obrigatórias, mas ainda avalia incluir gatilhos que permitam ajustes automáticos para manter a sustentabilidade fiscal. Esses gatilhos funcionariam como mecanismos de contenção de gastos, que o governo pode ativar conforme necessário para controlar o crescimento das despesas.

A decisão final sobre as medidas será discutida em nova reunião com o presidente Lula e seus ministros nesta sexta-feira (8). No entanto, o anúncio das medidas deverá ocorrer em um momento estratégico, segundo assessores próximos, para garantir um impacto político positivo e alinhado com o cenário econômico.Play Video

A expectativa sobre o pacote é grande, especialmente porque o governo busca minimizar a repercussão negativa e evitar a especulação no mercado financeiro. A equipe econômica reforçou em nota que os rumores de que as medidas terão impacto limitado não refletem o andamento das discussões.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad – Foto: Sérgio Lima/Poder360

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a conclusão do pacote está próxima, restando apenas algumas definições que dependem de arbitragem direta do presidente.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…


  • Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…


  • Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…


Os comentários estão desativados.