“Uma indecência usar esse tipo de chantagem, ameaçando até com disparada do câmbio, pra tentar impedir o governo de investir no crescimento e executar as políticas que atendem o povo”, afirmou a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann
Lula: “Acontece que nós não podemos mais jogar, toda vez que você tem que cortar alguma coisa, em cima do ombro das pessoas mais necessitadas”
A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), denunciou, nesta quinta-feira (7), os achaques do mercado financeiro para que o governo Lula corte despesas. Por meio da rede social X, Gleisi condenou a nota do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) explicando os motivos do aumento da Selic ao patamar de 11,25% ao ano e o tom ameaçador do documento, com projeções alarmistas acima de 14%, caso o orçamento não seja enxugado.
“A nota do Copom para ‘explicar’ a nova alta dos juros é puro terrorismo de mercado. Chega a projetar uma taxa Selic de 14,5% se não houver ‘mudanças estruturais’ no orçamento. Uma indecência usar esse tipo de chantagem, ameaçando até com disparada do câmbio, pra tentar impedir o governo de investir no crescimento e executar as políticas que atendem o povo”, disparou a presidenta do PT.
Na quarta (6), mesmo dia em que o Copom aumentou a Selic pela segunda vez seguida, o presidente Lula também reagiu à pressão do mercado financeiro e da imprensa corporativa, principal panfleto dos especuladores, para enquadrar o governo em uma agenda de austeridade.
“Eu estou num processo de discussão muito séria com o governo, porque eu conheço bem o discurso do mercado, conheço a gana especulativa do mercado. E eu, às vezes, acho que o mercado age com uma certa hipocrisia, com a contribuição muito grande da imprensa brasileira, para tentar criar confusão na cabeça da sociedade”, afirmou. “Acontece que nós não podemos mais jogar, toda vez que você tem que cortar alguma coisa, em cima do ombro das pessoas mais necessitadas”, prosseguiu o presidente.
As considerações de Lula foram feitas ao programa PODK Liderados, do senador Jorge Kajuru e da deputada federal Leila Barros. A íntegra da conversa vai ao ar no próximo domingo, às 22h30.
Congresso Nacional
O presidente também criticou as atitudes do Congresso em relação às pressões do mercado financeiro pelo corte de gastos. Assim como o governo, o Legislativo resiste à proposta de austeridade, não se mostrando inclinado a compartilhar o ônus político delas. Em grande medida, as emendas parlamentares garantiram, nas recentes eleições municipais, a mais alta taxa de recondução ao cargo já vista na história da democracia brasileira.
“Se eu fizer um corte de gasto para diminuir a capacidade de investimento do orçamento, a pergunta que eu faço é a seguinte: o Congresso vai aceitar reduzir as emendas de deputados e senadores para contribuir com o ajuste fiscal que eu vou fazer? Porque não é só tirar do orçamento do governo”, ponderou Lula.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…
Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…
Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…