Financiamento à Biolab, empresa nacional, visa ao desenvolvimento de novos medicamentos e tecnologias para tratamento de doenças como diabetes e hipertensão, além da criação de genéricos, com preços, no mínimo, 35% menores que os de referência

Investimento anunciado pelo BNDES contribui para a autonomia do Brasil no setor de medicamentos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou na última terça-feira (5) um financiamento de R$ 240 milhões para a Biolab Sanus Farmacêutica, por meio do programa BNDES Mais Inovação. Os recursos vão impulsionar a pesquisa de novos medicamentos e tecnologias, com foco na melhoria do tratamento de doenças como diabetes e hipertensão, além da criação de genéricos, com preços, no mínimo, 35% menores que os de referência. 

O investimento faz parte da iniciativa do BNDES de fortalecimento do complexo industrial de saúde brasileiro, estratégico para o desenvolvimento do país. Somente no primeiro semestre de 2024, o banco aprovou mais de R$ 2 bilhões em créditos para o setor, valor recorde desde o início da série histórica, em 1995. 

Para o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o apoio ao setor farmacêutico não é apenas uma questão econômica, mas também social. “Após anos de negacionismo no país, o governo do presidente Lula retoma o apoio ao desenvolvimento de novos fármacos para ampliar o acesso da população à saúde, oferecendo alternativas de tratamento mais eficientes e mais baratas”, afirmou.

Novos tratamentos e inovações

O financiamento permitirá à Biolab pesquisar moléculas e terapias inovadoras, incluindo um revolucionário tratamento da disfunção erétil, sintetizado a partir de uma substância encontrada no veneno da aranha armadeira. Os primeiros testes indicam que o medicamento é seguro e eficaz, abrindo novas possibilidades para um problema que afeta milhões de homens ao redor do mundo.

A Biolab também focará na melhoria de remédios já existentes, como anti-hipertensivos, anestésicos e moléculas para doenças como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e Alzheimer. O foco é aumentar a eficiência, a segurança e a facilidade de uso desses fármacos, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes e maior adesão ao tratamento.

Genéricos acessíveis

A redução dos preços dos medicamentos genéricos é um dos pilares do investimento do BNDES e da estratégia da Biolab, empresa 100% nacional, fundada em 1997. Os remédios em desenvolvimento deverão custar no mínimo 35% a menos que os preços de referência, ajudando a ampliar o alcance da população a tratamentos essenciais e a reduzir desigualdades no acesso à saúde. 

Segundo Cleiton de Castro Marques, sócio e membro do conselho administrativo da Biolab, a iniciativa consolida a empresa como um ator importante na inovação farmacêutica e mostra “o alto valor tecnológico que a indústria brasileira é capaz de oferecer, contribuindo para aumentar nossa auto suficiência e competitividade no cenário mundial”. Vale ressaltar que a farmacêutica já criou, em parceria com a USP, o medicamento Vonau Flash, para o tratamento de náuseas. Segundo a universidade, é a patente mais lucrativa de sua história.

Confiança nas empresas brasileiras

O investimento do BNDES na Biolab e em outras grandes farmacêuticas nacionais, como EMS, Eurofarma e Aché, alinha-se à estratégia do banco de fortalecer o complexo industrial de saúde no Brasil. 

O país, que possui longa tradição no setor de medicamentos, agora aposta como nunca antes no fomento à pesquisa para a criação de novos fármacos, reduzindo a dependência de produtos estrangeiros e desenvolvendo tratamentos mais acessíveis à população, especialmente os mais necessitados. O apoio do BNDES é, sem dúvida, um passo decisivo na construção dessa nova realidade.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela

    Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela

    Medida provisória foi assinada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Reajuste de 9% será concedido em duas parcelas Publicada nesta sexta-feira (28/3), a Medida Provisória nº 1.293, que altera a Lei nº 13.954, dispõe sobre o aumento do soldo dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O reajuste salarial negociado é de 9%,…


  • Bolsonaro pedirá fim do inquérito do golpe após novo parecer da PGR

    Bolsonaro pedirá fim do inquérito do golpe após novo parecer da PGR

    Defesa de Jair Bolsonaro acredita que um novo parecer da PGR tem impacto em investigações que miram o ex-presidente no STF A defesa de Jair Bolsonaro pedirá ao STF a anulação do inquérito e da ação penal sobre golpe de Estado após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar, nesta quinta-feira (27/3), pelo arquivamento de uma outra investigação que mirava o…


  • Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF; veja onde

    Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF; veja onde

    Centro Urbano Tororó, que fará parte do Jardim Botânico, será maior do que 5,3 mil municípios brasileiros. Confira detalhes do futuro bairro O Governo do Distrito Federal (GDF) projeta novo setor habitacional para a população da capital do país. O Centro Urbano Tororó, que fará parte da região administrativa do Jardim Botânico, deverá abrigar até 117…


Os comentários estão desativados.