Financiamento à Biolab, empresa nacional, visa ao desenvolvimento de novos medicamentos e tecnologias para tratamento de doenças como diabetes e hipertensão, além da criação de genéricos, com preços, no mínimo, 35% menores que os de referência
Investimento anunciado pelo BNDES contribui para a autonomia do Brasil no setor de medicamentos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou na última terça-feira (5) um financiamento de R$ 240 milhões para a Biolab Sanus Farmacêutica, por meio do programa BNDES Mais Inovação. Os recursos vão impulsionar a pesquisa de novos medicamentos e tecnologias, com foco na melhoria do tratamento de doenças como diabetes e hipertensão, além da criação de genéricos, com preços, no mínimo, 35% menores que os de referência.
O investimento faz parte da iniciativa do BNDES de fortalecimento do complexo industrial de saúde brasileiro, estratégico para o desenvolvimento do país. Somente no primeiro semestre de 2024, o banco aprovou mais de R$ 2 bilhões em créditos para o setor, valor recorde desde o início da série histórica, em 1995.
Para o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o apoio ao setor farmacêutico não é apenas uma questão econômica, mas também social. “Após anos de negacionismo no país, o governo do presidente Lula retoma o apoio ao desenvolvimento de novos fármacos para ampliar o acesso da população à saúde, oferecendo alternativas de tratamento mais eficientes e mais baratas”, afirmou.
Novos tratamentos e inovações
O financiamento permitirá à Biolab pesquisar moléculas e terapias inovadoras, incluindo um revolucionário tratamento da disfunção erétil, sintetizado a partir de uma substância encontrada no veneno da aranha armadeira. Os primeiros testes indicam que o medicamento é seguro e eficaz, abrindo novas possibilidades para um problema que afeta milhões de homens ao redor do mundo.
A Biolab também focará na melhoria de remédios já existentes, como anti-hipertensivos, anestésicos e moléculas para doenças como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e Alzheimer. O foco é aumentar a eficiência, a segurança e a facilidade de uso desses fármacos, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes e maior adesão ao tratamento.
Genéricos acessíveis
A redução dos preços dos medicamentos genéricos é um dos pilares do investimento do BNDES e da estratégia da Biolab, empresa 100% nacional, fundada em 1997. Os remédios em desenvolvimento deverão custar no mínimo 35% a menos que os preços de referência, ajudando a ampliar o alcance da população a tratamentos essenciais e a reduzir desigualdades no acesso à saúde.
Segundo Cleiton de Castro Marques, sócio e membro do conselho administrativo da Biolab, a iniciativa consolida a empresa como um ator importante na inovação farmacêutica e mostra “o alto valor tecnológico que a indústria brasileira é capaz de oferecer, contribuindo para aumentar nossa auto suficiência e competitividade no cenário mundial”. Vale ressaltar que a farmacêutica já criou, em parceria com a USP, o medicamento Vonau Flash, para o tratamento de náuseas. Segundo a universidade, é a patente mais lucrativa de sua história.
Confiança nas empresas brasileiras
O investimento do BNDES na Biolab e em outras grandes farmacêuticas nacionais, como EMS, Eurofarma e Aché, alinha-se à estratégia do banco de fortalecer o complexo industrial de saúde no Brasil.
O país, que possui longa tradição no setor de medicamentos, agora aposta como nunca antes no fomento à pesquisa para a criação de novos fármacos, reduzindo a dependência de produtos estrangeiros e desenvolvendo tratamentos mais acessíveis à população, especialmente os mais necessitados. O apoio do BNDES é, sem dúvida, um passo decisivo na construção dessa nova realidade.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…
Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…
Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…