Mobilização começa às 9h da manhã
Eletricitários protestam contra privatização da Eletrobrás no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Um ato de defesa do setor elétrico nacional está previsto para acontecer na Praça dos Três Poderes, em Brasília, nesta quarta-feira (8), às 9h da manhã, quando eletricitários se reunirão em prol da reestatização da Eletrobrás e pela celeridade no julgamento da ADI 7385/2023. Esta Ação Direta de Inconstitucionalidade busca assegurar que o poder de voto da União no conselho de administração da companhia seja proporcional à sua participação acionária.
O movimento organizado pelos trabalhadores do setor elétrico tem como foco chamar a atenção do governo do presidente Lula para que priorize a articulação em torno da ADI da Eletrobrás, além de demandar a reversão do processo de privatização da empresa e denunciar o desmonte da mesma.
Os eletricitários têm sinalizado de forma contínua ao governo Lula que as decisões tomadas pela atual direção da Eletrobrás têm impactos diretos na segurança, confiabilidade e na disponibilidade operacional dos ativos de geração e transmissão de energia, o que poderia levar a um colapso no setor elétrico do país, afetando o fornecimento de energia à população.
Desde a privatização criminosa da Eletrobrás, realizada pelo governo de Jair Bolsonaro, o governo manteve 43% das ações da Eletrobrás, mas detém apenas um voto no Conselho. O presidente Lula já descreveu esse modelo de governança como uma “sacanagem”.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.