youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Mobilização começa às 9h da manhã

Eletricitários protestam contra privatização da Eletrobrás no Rio de JaneiroEletricitários protestam contra privatização da Eletrobrás no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

 Um ato de defesa do setor elétrico nacional está previsto para acontecer na Praça dos Três Poderes, em Brasília, nesta quarta-feira (8), às 9h da manhã, quando eletricitários se reunirão em prol da reestatização da Eletrobrás e pela celeridade no julgamento da ADI 7385/2023. Esta Ação Direta de Inconstitucionalidade busca assegurar que o poder de voto da União no conselho de administração da companhia seja proporcional à sua participação acionária.

O movimento organizado pelos trabalhadores do setor elétrico tem como foco chamar a atenção do governo do presidente Lula para que priorize a articulação em torno da ADI da Eletrobrás, além de demandar a reversão do processo de privatização da empresa e denunciar o desmonte da mesma.

Os eletricitários têm sinalizado de forma contínua ao governo Lula que as decisões tomadas pela atual direção da Eletrobrás têm impactos diretos na segurança, confiabilidade e na disponibilidade operacional dos ativos de geração e transmissão de energia, o que poderia levar a um colapso no setor elétrico do país, afetando o fornecimento de energia à população. 

Desde a privatização criminosa da Eletrobrás, realizada pelo governo de Jair Bolsonaro, o governo manteve 43% das ações da Eletrobrás, mas detém apenas um voto no Conselho. O presidente Lula já descreveu esse modelo de governança como uma “sacanagem”.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.