Seis trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão em uma fazenda do cantor bolsonarista Leonardo, em Jussara, Goiás. O nome do artista foi incluído na ‘lista suja’ do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A fiscalização, realizada em novembro de 2023, identificou que os trabalhadores dormiam em alojamentos precários, sem banheiros, com camas improvisadas e infestação de morcegos. O local estava sem manutenção, expondo os trabalhadores a riscos sanitários e de segurança.
Os trabalhadores realizavam tarefas como catar raízes na Fazenda Lakanka, que está arrendada para outro responsável pelo plantio de soja. Segundo o relatório, os empregados montaram camas improvisadas com tábuas de madeira, portas velhas e até galões de agrotóxicos. “Os empregados fizeram uso de objetos abandonados que encontraram para improvisar tarimbas”, dizia o relatório da fiscalização. Além disso, os trabalhadores estavam expostos a fezes de morcegos e formigas, o que piorava as condições de moradia.
O banheiro do alojamento estava inoperante e sem água, obrigando os funcionários a fazerem suas necessidades em áreas ao ar livre, o que gerou um acúmulo de papel higiênico e fezes próximo à casa.
A água disponível era de um poço sem manutenção, o que poderia gerar contaminação por roedores ou aves. Os trabalhadores improvisavam um chuveiro com uma mangueira ligada a uma bomba de água, porém, relatavam choques elétricos ao desligar o sistema.
A fazenda também enfrentava problemas com a escassez de água potável. Os empregados precisavam percorrer 2 km até a sede da Fazenda Lakanka para encher garrafas térmicas.
Segundo o relatório, mesmo a água da sede não recebia tratamento adequado. A precariedade das condições de trabalho e moradia foi um dos fatores que levou à inclusão de Leonardo na ‘lista suja’ de empregadores que utilizam trabalho escravo.
O que diz Leonardo
O cantor Leonardo, por meio de sua defesa, alegou que a parte da fazenda onde os trabalhadores foram resgatados está arrendada para outra pessoa e que ele não tinha conhecimento das condições precárias.
“Estou muito triste com essa situação. Jamais faria isso”, afirmou Leonardo em suas redes sociais. A defesa também explicou que todas as indenizações já foram pagas, e um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado com o Ministério Público do Trabalho.
A Fazenda Talismã, também pertencente ao cantor, foi citada no relatório por estar próxima da Fazenda Lakanka e fazer parte do mesmo conjunto de operações agrícolas. Embora alguns trabalhadores estivessem em melhores condições na Talismã, a situação geral levou à responsabilização de Leonardo, mesmo que ele alegue não ter controle direto sobre a gestão da área arrendada.
O Ministério Público do Trabalho confirmou que o inquérito foi aberto em 2023 e arquivado em 2024, após a assinatura do TAC e o pagamento das verbas indenizatórias. No entanto, a inclusão de Leonardo na lista suja foi responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego, que atualiza a lista semestralmente. A defesa de Leonardo afirmou que tomará as medidas necessárias para remover o nome do cantor da lista.
O que é a lista suja do MTE?
A ‘lista suja’ do MTE visa dar transparência às ações de combate ao trabalho análogo à escravidão. Empregadores incluídos na lista permanecem nela por dois anos, período em que enfrentam restrições de crédito e financiamento por instituições financeiras.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Brasil tem 5 hospitais no ranking de melhores da América Latina; veja a lista
Os hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês, em São Paulo, foram apontados entre os melhores da América Latina em um ranking realizado pela empresa IntelLat, que é especializada em análise de dados para o setor de saúde. No topo da lista, o Hospital Albert Einstein ocupa o primeiro lugar, seguido pelo Hospital Sírio-Libanês, em segundo.…
Nomeado por Trump, Musk promete “abalar sistema” com cargo no governo dos EUA
O bilionário Elon Musk prometeu “abalar o sistema” ao assumir a liderança do Departamento de Eficiência Governamental, um novo órgão criado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar um de seus maiores apoiadores na campanha eleitoral. “Isso vai abalar o sistema e todos os envolvidos no desperdício do governo, que são muitos”,…
Com votos do PT, Câmara aprova projeto do governo sobre Política Nacional de Cuidados
“Essa política tem o potencial de transformar a organização social dos cuidados no Brasil, promovendo uma sociedade mais justa e solidária”, afirma a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), relatora do projeto Bancada feminina da Câmara comemora a aprovação do projeto em Plenário Com o voto favorável da Bancada do PT, o plenário da Câmara aprovou,…