youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

“É dar muita moral para um inelegível em fim de carreira”, diz Alex Solnik

(Foto: Reuters | ABR)

É um erro enquadrar a campanha do segundo turno em São Paulo como uma batalha Lula versus Bolsonaro. 

É dar muita moral para um inelegível em fim de carreira chamá-lo para o palco eleitoral. 

Nunca mais vai haver Lula versus Bolsonaro. Porque um está inelegível até 2030 (por ora) e outro não poderá concorrer em 2030. Essa polarização acabou. 

Depois, uma campanha municipal nunca é nacional. Não está em jogo o destino de uma nação e sim de uma cidade. 

Kassab é o rei dos municípios, mas não tem poder nacional. 

Lula é o maior líder nacional, mas não tem o poder municipal de Kassab.   

A influência do presidente da República é pequena na eleição municipal. Ele está na capital federal. Quem influencia mais é o governador, que mora na capital do estado, participa do dia a dia. 

Além disso, como polarizar com um candidato do MDB, o partido que combateu a ditadura, apoiado por onze partidos do centro à direita, vários deles integrantes do governo Lula? 

A polarização tem apenas dois pólos. 

A outra questão é que quem propõe a polarização já se coloca num dos extremos, o que não atrai o eleitor municipal.

E tem mais. 

Combater Nunes é combater Bolsonaro? Dá para dizer que Nunes é um bolsonarista raiz? Dá para dizer que sua reeleição será uma vitória de Bolsonaro?  

Bolsonaro indicou o vice, mas não deu as caras na campanha. Zero. Fez live com seu vice, não com Nunes. Como então polarizar com um oponente imaginário? O padrinho de Nunes é o governador Tarcísio de Freitas, a polarização seria Lula versus Tarcísio. 

E interessa ao presidente da República polarizar com o governador do maior estado do país?

A polarização está com os dias contados. O maior exemplo foi a reeleição de Eduardo Paes, no Rio, apoiada por doze partidos, da direita, do centro e da esquerda.

Essa é a foto do Brasil depois de 2030.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Advogado dos filhos de Cid Moreira diz que eles não serão deserdados: “É evidente”

    Advogado dos filhos de Cid Moreira diz que eles não serão deserdados: “É evidente”

    Angelo Carbone, advogado dos filhos de Cid Moreira, acredita que eles não serão deserdados, como teria desejado o jornalista em testamento. Segundo a defesa da viúva do apresentador, Fátima Sampaio, os dois foram excluídos da herança do pai. À Folha de S.Paulo, o advogado do cabeleireiro Roger Felipe Naumtchyk (47) e o comerciante Rodrigo Razendev…


  • As 9 ações eleitorais que podem tornar Marçal inelegível

    As 9 ações eleitorais que podem tornar Marçal inelegível

    O empresário Pablo Marçal (PRTB), derrotado na disputa pela Prefeitura de São Paulo, ainda terá que enfrentar diversas ações na Justiça Eleitoral, que podem, em caso de condenação, torná-lo inelegível. Atualmente, tramitam 9 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) contra o ex-coach na 1ª instância, movidas por diferentes pessoas e por razões variadas. Essas ações…


  • Democracia? EUA censura mais de 10 mil livros em dois anos

    Democracia? EUA censura mais de 10 mil livros em dois anos

    A censura de livros nos Estados Unidos atingiu níveis sem precedentes, gerando uma resposta de resistência em todo o país. Em um cenário marcado por uma crescente polarização política, escolas públicas, bibliotecas e governos locais baniram cerca de 10 mil livros durante o ano escolar de 2023 a 2024, segundo dados da Pen America, uma…


Os comentários estão desativados.