youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Pablo Marçal (PRTB): o empresário ficou de fora do segundo turno das eleições em SP. Foto: reprodução

O empresário Pablo Marçal (PRTB), derrotado na disputa pela Prefeitura de São Paulo, ainda terá que enfrentar diversas ações na Justiça Eleitoral, que podem, em caso de condenação, torná-lo inelegível. Atualmente, tramitam 9 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) contra o ex-coach na 1ª instância, movidas por diferentes pessoas e por razões variadas.

Essas ações estão na fase de coleta de provas, e caberá aos juízes avaliar a consistência das acusações. Esses processos buscam apurar se houve abuso de poder durante a campanha, o que pode resultar na cassação de candidaturas e mandatos.

Como Marçal não venceu nas urnas, a principal penalidade que ele pode sofrer é a inelegibilidade por 8 anos, contados a partir das eleições deste ano. Isso significa que ele só poderá concorrer novamente em 2034, ano das próximas disputas estaduais e nacionais.

Um dos episódios mais controversos da campanha de Marçal – a divulgação de um laudo falso nas vésperas do primeiro turno – ainda não foi incluído em nenhuma das Aijes, mas pode ser acrescentado até o término do processo eleitoral.

Caso seja condenado por crime eleitoral nesse caso, Marçal poderá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o que também impediria sua candidatura. A denúncia depende de uma ação do Ministério Público.

Filha do médico cuja assinatura está em laudo contra Boulos pede inelegibilidade de Marçal - NSC Total
Marçal concede entrevista a jornalistas após divulgação de falso laudo contra Boulos nas vésperas do primeiro turno em SP. Foto: reprodução

Entre as ações já protocoladas, destaca-se uma sobre competições de cortes de vídeos no Discord, apresentada pelo PSB, partido da deputada Tabata Amaral, que resultou na suspensão dos perfis utilizados por Marçal durante a campanha, conforme decisão da Justiça Eleitoral.

O Ministério Público também entrou com uma ação relacionada a essa questão, embora com menor impacto. Marçal, no entanto, negou ter pago pelos cortes com fins eleitorais.

Além disso, há duas ações movidas pelo PSB e por Guilherme Boulos (PSOL), relacionadas ao pedido de Marçal para que candidatos a vereador recebam R$ 5.000 em troca de apoio em vídeo. Uma outra Aije, também do PSB, acusa Marçal de várias infrações, como sorteios e falas contra a Justiça Eleitoral, alegando uma “violação contínua, sistemática e planejada” de diversas regras eleitorais.

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) também entrou com uma ação contra Marçal, questionando doações à campanha que teriam sido feitas por beneficiários de programas sociais. Por outro lado, a vereadora Silvia Ferraro (PSOL), da bancada feminista, apresentou três ações com acusações semelhantes às de outras denúncias, incluindo uma sobre os eventos de 7 de Setembro.

Vale destacar também que, ainda em agosto, no início da campanha, foi autorizado um inquérito policial contra o empresário, em decorrência das repetidas acusações infundadas de que Boulos seria usuário de drogas.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Sem citar os EUA, Lula diz que “negociar com base na lei do mais forte é um atalho perigoso para a guerra”

    Sem citar os EUA, Lula diz que “negociar com base na lei do mais forte é um atalho perigoso para a guerra”

    Presidente reforçou a importância do BRICS como espaço de diálogo e diversidade, criticou unilateralismo e propôs reformas na governança global O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta quarta-feira (26), a primeira reunião de Sherpas da presidência brasileira do BRICS com um discurso enfático em defesa do multilateralismo e da busca por soluções construtivas…


  • EUA avançam em projeto de lei que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país

    EUA avançam em projeto de lei que pode barrar entrada de Alexandre de Moraes no país

    Projeto, que conta com o apoio de parlamentares ligados à extrema direita no Brasil, foi aprovado por uma comissão da Câmara e seguirá para o plenário O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que pode impedir a entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal…


  • PF pode ampliar lista de indiciados em inquérito sobre tentativa de golpe

    PF pode ampliar lista de indiciados em inquérito sobre tentativa de golpe

    Documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos com Braga Netto e seu ex-assessor podem arrastar novos personagens para o caso Na reta final da análise do material coletado na Operação Contragolpe, que levou à prisão do general e ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, a Polícia Federal avalia a possibilidade de apresentar novos indiciados no inquérito sobre…


Os comentários estão desativados.