Aprovação de abertura da nova vara do Tribunal de Justiça é dada como certa, pois tem apoio da gestão da Corte e atende a diretrizes do CNJ
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) criará uma vara especializada para os casos de violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes.
A proposta de abertura do novo setor será analisada pelo Tribunal Pleno, no próximo dia 23. A aprovação é dada como certa, contudo, pois tem apoio da gestão da Corte e atende a diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A nova vara ficará no Fórum de Brasília, segundo o corregedor da Justiça do Distrito Federal, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa.
O departamento será responsável pelo processamento e pelo julgamento de delitos e incidentes processuais em crimes contra menores de 18 anos ocorridos em todo Distrito Federal, independentemente do gênero dos envolvidos.

Mário-Zam afirmou que a vara especializada cuidará de casos que tenham ocorrido no contexto de violência doméstica e familiar, exceto aqueles de competência do Tribunal do Júri; dos que tenham ligação com os crimes de tráfico de entorpecentes e de associação para o tráfico; de atos infracionais; e de processos em conexão e continência com crimes de violência doméstica e familiar nos quais também haja mulheres como vítimas.
O primeiro vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, indicará os juízes substitutos que atuarão na nova vara especializada.
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-66
- Segunda edição do Casamento Comunitário 2025 será em junho; inscrições estão abertas
- Rumo ao futuro: em 2 anos, Novo PAC investiu R$ 711 bi no desenvolvimento do país
- Lewandowski: Chegou o momento de falarmos a mesma linguagem em matéria de segurança
- Governo Lula atualiza Lista Suja de trabalho escravo e expõe 155 novos nomes
- “Fala mal colocada”: Gleisi reforça que é contra PL da Anistia e diz que revisões de pena cabem ao STF