youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

O ex-deputado federal Geraldo Magela (PT) disse, em entrevista ao TaguaCei, que a disputa pelo governo do Distrito Federal em 2026 já começou. Segundo ele, os partidos de direita têm se mobilizado para concorrer ao pleito e já começam a lançar seus candidatos. Segundo Magela, isso é um indicativo para que a esquerda também comece a se reunir para enfrenar tal força política.“Precisamos fazer a disputa com a direita. E isso tem ser feito pelos partidos, pode melhorar, mas tem uma disputa política sendo feita na sociedade e essa disputa política nós temos que fazer todos os dias.

No ano que vem o PT em todo Brasil vai ter as suas eleições internas e aqui em Brasília não é diferente, mas o do Distrito Federal e certamente o PT no ano que vem vai mudar a direção”, disse Magela que participou do evento da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF), neste domingo, na quadra 106, do Eixo Sul.

Magela foi taxativo ao dizer que atual direção do PT no DF tem tido uma postura equivocada o que faz com que o partido tenha uma posição contrária ao esperado de um partido cuja sigla está no comando do país.“Tenho uma crítica sobre a direção atual, pois nós achamos que o PT está muito lento, está muito devagar, está fazendo o partido recuar e nós devemos pensar como um todo, nós precisamos fazer esse debate com a militância do PT para que o PT volte a ser forte e volte a vencer e governar o Distrito Federal. O PT tem todas as condições de fazer isso”, afirma Magela.Segundo o ex-deputado, no próximo será a vez de decidir sobre os rumos da direção do partido em todos os diretórios regionais do país.

No DF, Magela espera que atual direção seja substituída por uma frente mais combativa e que vise, de fato, a governança da capital federal.“Na verdade, nós precisamos aguardar a definição, principalmente, do PT nacional, do Lula, mas acho que aqui no DF o PT tem que disputar o governo, tem que disputar o GDF. Se o PT tiver uma candidatura a governador no DF, que seja forte, ele vai ajudar muito a campanha federal, vai aumentar a bancada. Então, o meu trabalho daqui até a eleição de 2026 é para que o PT tenha uma candidatura de um petista ou uma petista e que seja uma candidatura forte para voltarmos a governar o DF”, avalia.Mesmo com o crescimento dos partidos de direita no DF, conforme pesquisas revelaram nos últimos meses, Magela acredita que o momento é oportuno para os partidos de esquerda, uma vez que o governo de Ibaneis Rocha (MDB) seria “um dos piores governo da história do DF”.“

É o governo que a saúde é um caos, a segurança é um caos, o transporte é um caos, não existe projeto educacional, a única coisa que o governador sabe fazer é tirar asfalto e colocar concreto. Isso é para dar lucro para os grandes empresários da construção civil, o governador começa a mostrar a obra só onde o povo passa, e na saúde, no transporte, na educação, na segurança, não tem nada. Nós temos que trabalhar para trocar este governo elegendo um governo sério competente em 2026”, afirma.Magela ainda comentou sobre o Processo das Eleições Diretas (PED) do PT que acontece no próximo ano. Segundo ele, a tendência é de um pleito competitivo no DF e que busque a unidade no partido. “O PT tem união bastante para trazer as esquerdas e união nós temos para renovar o PT e renovar a direção [do PT-DF] para que o PT volte a ser forte e volte a vencer no Distrito Federal.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.