youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Composição do Supremo com 16 ministros, em 1965 / Crédito: Supremo Tribunal Federal

Tanques e Togas será lançado na Livraria Cultura do Iguatemi, com debate com Sepúlveda Pertence e Felipe Recondo

O jornalista Felipe Recondo, diretor de conteúdo e sócio do JOTA, lança, nesta quarta-feira (9/5), o livro Tanques e Togas: O STF e a Ditadura Militar. Durante o lançamento, em Brasília, haverá um debate com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence.

Baseado em ampla pesquisa histórica com documentação inédita, o livro traz o mais completo relato sobre o papel do STF durante os anos de ditadura. A obra contribui para que se entenda como o frágil Supremo dos primeiros anos da República veio a se transformar no superpoderoso STF atual.

+JOTA: Leia a introdução de Tanques e Togas

Como garantidores da Constituição, os ministros do Supremo nunca determinaram a abertura de inquéritos para atribuir responsabilidades nem confrontaram abertamente os militares. Poderiam fazê-lo? Estavam dispostos a fazê-lo? Tinham instrumentos ou liberdade para tal?

Essas são algumas das questões que Recondo procura responder baseando-se em correspondências, petições, pareceres e acórdãos de julgamento, além dos diários do ministro do Supremo Aliomar Baleeiro.

+JOTA: Leia a resenha sobre o livro escrita por Conrado Hübner Mendes

Recondo é especialista em Supremo Tribunal Federal. Trabalhou por dezoito anos cobrindo o Judiciário, política e economia. Passou pelas redações de O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, Isto É Dinheiro, além do blog do Ricardo Noblat. Recondo ganhou o Prêmio Esso do Sudeste em 2012.

O lançamento e o debate ocorrerão a partir das 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, de Brasília, localizada na SHIN CA 4, Lote A – Piso Superior – Loja 101, no Lago Norte. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do teatro.

Tanques e Togas, de Felipe Recondo