youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Em entrevista à rádio Sagres, nesta quarta-feira (8/4), o deputado federal, Rubens Otoni (PT-GO), disse que o projeto de lei que permite empresas privadas comprar vacinas contra covid-19 para vacinar seus funcionários é um “crime contra a saúde pública”. Pelo projeto, as empresas poderiam comprar vacinas independentemente do governo federal, o que, na prática, possibilitaria que pessoas que não são do público-alvo fosse imunizadas até mesmo dos idosos, já que nas empresas a maioria dos trabalhadores são adultos.  

“É aquela visão atrasada de uma elite que teima em ter privilégios, acha que por ter dinheiro, tem direito a mais do que o restante da população. E a maioria da população, que evidentemente não tem dinheiro para comprar vacina, ficaria sem ser vacinada”, afirmou Otoni.

Para ele, a possibilidade do projeto vigar é muito pequena. Em sua opinião, caso ele passe no Congresso, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), deverá barrá-lo. “O que eles querem mesmo é furar a fila para dar privilégios para a elite, isso nós não podemos admitir. Nós temos que ter responsabilidade com a nação e é por isso que nós votamos contra”, ressaltou o deputado.

O projeto é inconstitucional porque, segundo Otoni, retira do poder pública sua função, que o cuidado exclusivo com as diretrizes que norteiam o sistema público de saúde brasileiro. “Controle de pandemia tem que ser feito pelo poder público, não é só aqui no Brasil, é no mundo inteiro”, diz.

O parlamentar lembrou ainda que, para aqueles que justificam que o projeto é válido porque permitiria que empresas comprassem vacinas para ser distribuídas à população, já há uma lei que dá essa possibilidade à iniciativa privada, desde que 100% da compra seja repassada ao governo federal.

O deputado também criticou com andamento da vacinação em Goiás e disse que, assim como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governador Ronaldo Caiado (DEM) também não se preparou para vacinação, ou seja, não comprou vacinas no momento oportuno e, agora, tem dificuldade para imunizar a população.

“O governo Caiado é um discípulo do governo federal, uma vez que o governo de Goiás está sendo um dos piores na vacinação. Também não correu atrás de vacina e agora não dá mais tempo”, ressaltou o deputado.

Otoni diz ainda que o objetivo dos congressistas neste momento e tentar garantir a comprar de vacinas para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS) que seria o único órgão capaz de vacinar a toda população de forma rápida e segura. “A saída para essa pandemia tem que ser numa visão global, numa visão solidária, numa visão de mundo e de nação.”

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber